No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música e do Dia Nacional da Água, que se assinalam a 1 de outubro, o serviço educativo das Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital deu início a uma nova iniciativa que alia a música à sensibilização.

O arranque da iniciativa aconteceu, na passada semana, nas Escolas Básicas N1 e N2 de Oliveira do Hospital com a presença da vereadora da Educação, Graça Silva. Durante o mês de outubro, a atividade passará pelas diversas escolas do concelho, abrangendo os alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Durante a atividade são interpretadas duas canções – “Poupar ao Ritmo da Água” e “Água Poupar é Ganhar” – sendo que uma delas é acompanhada com os mais variados instrumentos de música construídos pelas crianças através da reutilização de materiais e sem limites de imaginação.
“Banho não é um spa. Três minutos já está. E um herói serás” é um dos refrões das músicas que alertam os mais pequenos, através de mensagens simples e ritmadas, para a importância da poupança da água. Além da música, os alunos assistem a um pequeno filme sobre esta temática.

A atividade tem como principais objetivos: a promoção da arte musical e da alegria que provém da música; a sensibilização para a utilização correta e cuidadosa da água, promovendo uma reflexão sobre o valor deste bem nas diferentes dimensões – social, ambiental e económica – e sobre a importância deste elemento que é essencial à vida. 

Também durante este mês, o serviço educativo das Bibliotecas Municipais, vai continuar a dinamizar a atividade baseada na história tradicional portuguesa “Corre, corre cabacinha”, que tem vindo a ser apresentada ao público sénior e será agora para o público escolar dos jardins de infância e 1.º CEB. 

Espaços privilegiados de contacto com o público de todas as idades, as Bibliotecas Públicas Municipais mantêm várias iniciativas, como a realização do encontro mensal do Clube de Leitura ou exposições temáticas. Até ao final deste mês, podem ser visitadas a mostra “A Viola Toeira: artes de fazer e tocar”, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital; e a exposição etnográfica e multimédia “As Vindimas” na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira.