Cerca de 75 pessoas participaram na ação de formação “(Re)descobrindo Camões nos 500 anos do seu nascimento”, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, na sexta-feira, dia 31 de janeiro.


A iniciativa, dirigida a professores de todos os níveis de ensino e áreas curriculares dos agrupamentos de escolas do concelho, insere-se no Plano Anual de Atividades da Rede de Bibliotecas de Cantanhede.


O orador/formador foi o professor da Universidade de Coimbra e Comissário-geral para as Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís Vaz de Camões, José Augusto Cardoso Bernardes, especialista em Estudos Camonianos.


O formador aprofundou o conhecimento sobre Luís Vaz de Camões e o seu legado, além de propor novas abordagens pedagógicas que tornem o ensino de Camões, hoje, mais atual e envolvente.

Na expressão do seu largo saber, num registo tão próximo e afável, não se coíbe de afirmar que, sendo a escola o último reduto de civilidade, “Camões continua a ser uma referência agregadora; continuamos a precisar de Camões”.


O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, esteve presente na sessão e enalteceu a presença de José Bernardes, manifestando um reconhecido agradecimento pela disponibilidade demonstrada desde a primeira abordagem para vir a Cantanhede partilhar a sua experiência e o seu conhecimento sobre esta extraordinária figura.

O autarca destacou a importância do seu sapiente contributo para a área educacional, perante uma agenda tão assoberbada, neste desdobrar e participação em inúmeras iniciativas como esta e tantas outras, nos quatro cantos do país e do mundo.

“Para tornar o ensino de Camões mais atual e envolvente, é fundamental adotar abordagens pedagógicas que conectem sua obra aos interesses e realidades dos alunos, dar a conhecer esta figura maior da Portugalidade a uma geração tão absorvida por tantos outros desafios”, sublinhou o autarca.


A ação de formação foi organizada pela Rede de Bibliotecas de Cantanhede, que envolve as bibliotecas escolares e o Município de Cantanhede, com apoio do Centro de Formação de Associações de Escolas (CFAE) Beira Mar.


No mesmo dia, a Biblioteca Municipal recebeu produtores de gastronomia local, que tiveram os seus produtos à venda. Isabel Minhoto trouxe tremoços, enquanto a Avó Madalena levou os tradicionais bolos de Ançã e o famoso bolo de cornos.

A Quinta do Vale D’Igreja participou com uma variedade de delícias, incluindo licor Lifréu, bolo da Páscoa, mel, espumante e vinho.