“Beata no chão gera poluição” levou dezenas de voluntários às ruas de Viseu

Um grupo de voluntários dedicou a tarde de quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a “limpar” algumas das mais emblemáticas ruas do centro histórico de Viseu.

O objetivo da iniciativa “Beata no chão gera poluição”, para além da recolha das beatas, passou por sensibilizar o público em geral para a limpeza das ruas e para a importância da proteção ambiental.

Nesta atividade, dinamizada nas ruas do centro histórico pelo Centro EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, foram distribuídos flyers com informação sobre o impacto das beatas nas ruas e, ainda, cinzeiros portáteis a fumadores, fomentado assim a responsabilidade social da utilização do mesmo, em alternativa a deitarem as beatas no chão.

Cerca de 20 voluntários da ASPEA, da APPACDM de Viseu e da AVISPT21 aderiram de forma entusiasta à iniciativa, que decorreu entre as 14h30 e as 16h00. O Rossio, a Rua do Comércio, o Adro da Sé, a Rua Direita e a Rua Formosa foram pontos de passagem desta iniciativa que recolheu cerca de 3000 beatas, pautando-se a mesma como um enorme sucesso.

De acordo com Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), “a defesa e preservação do meio ambiente são temas que fazem parte do ADN da CIM Viseu Dão Lafões, estando refletidos em inúmeros projetos. Nesse sentido, a realização deste tipo de atividades, em parceria com outras entidades do território, é fundamental, para o esforço de sensibilização dos cidadãos de Viseu Dão Lafões para que se juntem a nós, ainda que através de pequenos gestos, nesta causa que é de todos”.

Para José Carlos Almeida, responsável do Centro EUROPE DIRECT, “um dos tópicos da Conferência sobre o futuro da Europa é justamente o ambiente e as alterações climáticas e, dessa forma, achamos importante que todos os cidadãos tenham a noção do impacto nefasto que as beatas causam no meio ambiente. Por outro lado, a igualdade é um dos valores fundamentais da União Europeia, e por isso, é muito importante para o EUROPE DIRECT desenvolver este tipo de atividades em parceria com organizações e associações locais de jovens, fomentando assim a inclusão e a sua participação ativa nos assuntos europeus”.

0