As Termas do Bicanho, dotadas de uma água mineral natural quente, hipomineralizada, silicatada e bicarbonatada sódico-cálcica, encontram-se situadas no extremo ocidental do Concelho de Soure, funcionando em Balneário anexo à unidade hoteleira de quatro estrelas existente, Palace Hotel & Spa – Termas do Bicanho.
Com uma nova direção clínica de renome, o Professor Doutor Luís Cardoso de Oliveira, acompanhado pela coordenadora adjunta, Dra. Idalina Russell, o Balneário Termal reabriu para a época de verão, tendo à disposição um conjunto de serviços de saúde, terapias e técnicas de relaxamento.
As famosas águas das Termas do Bicanho têm como indicações terapêuticas as Doenças Reumáticas e Músculo-esqueléticas (artroses com diversas localizações – coluna, joelho, articulação coxofemoral – artrite reumatóide, fibromialgia, tendinites, peritendinites) e as Doenças Respiratórias (rinite alérgica, sinusite, rinosinusite, asma brônquica).
Estas indicações médicas foram aprovadas pela Direção-Geral de Saúde após os devidos estudos médico-hidrológicos, que se estendem ainda em relação às Doenças da Pele (psoríase, dermatite atópica e eczemas diversos).
No moderno Balneário Termal, podem realizar-se os diversos tipos de banhos de imersão (simples ou com hidromassagem automática), duches (escocês, crivo e de Vichy), banhos de vapor (à coluna e aos membros), para além de possuir uma piscina dinâmica com todas as variantes terapêuticas ou de bem-estar (duches subaquáticos, de cachão, de leque, hidromassagem, corredor de marcha, etc.). Das técnicas para tratamento das doenças respiratórias destacam-se as irrigações, inalações nasais e bucais, pulverizações e nebulizações (aerossóis).
O Sistema Nacional de Saúde (SNS) engloba as Termas do Bicanho no Sistema de Comparticipações para as Doenças Reumáticas e Músculo-Esqueléticas e as Doenças Respiratórias. O espaço tem ainda acordo com vários subsistemas de saúde, sendo considerado essencial para a prevenção e tratamento de diversas condições médicas.