O número de concelhos em risco elevado e muito elevado de contágio aumentou na última semana. Em sentido inverso, estão os concelhos em alerta. A informação foi revelada pela ministra de Estado e da Presidência no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira:
Mariana Vieira da Silva referiu ainda que a matriz de risco vai manter-se até 27 de julho, dia de reunião no Infarmed:
Dada a situação que o país atravessa, a governante voltou a apelar a comportamentos responsáveis:
O essencial da conferência de imprensa da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira.
A reter, o aumento do número de concelhos em risco elevado e muito elevado de contágio, onde estão vários municípios da região.
Assim, estão em risco elevado Leiria, Alcobaça, Batalha, Bombarral, Óbidos, Pedrógão Grande e Porto de Mós, no distrito de Leiria; Coimbra, Cantanhede e Figueira da Foz, em Coimbra, e Trancoso, no distrito da Guarda. Em risco muito elevado estão Albergaria-a-Velha, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos, no distrito de Aveiro; Mira, em Coimbra, e Viseu.
Em situação de alerta estão Águeda, Anadia, Castelo de Paiva, Estarreja, Murtosa, Ovar, Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, no distrito de Aveiro; Caldas da Rainha e Marinha Grande, em Leiria; Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra, e Guarda.