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CCDR Centro promove concurso regional de horas escolares

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A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro) lançou hoje o Concurso Regional das Hortas Escolares, «Super Horta Escolar», destinado às escolas do ensino pré- escolar e do 1º ciclo do ensino básico com hortas escolares já instaladas e em manutenção no presente ano letivo.


Esta iniciativa, promovida em colaboração com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, tem como objetivo valorizar as hortas escolares como um instrumento pedagógico de aprendizagem da alimentação, da natureza, da biodiversidade e do clima.

Sob o lema «Cultivar com amor, colher com sabor», pretende-se reconhecer esta experiência educativa e proporcionar às escolas e aos alunos a motivação necessária para a existência das hortas em ambiente escolar.

Através da mascote «Super Sementinha», os alunos serão sensibilizados para a sustentabilidade e alimentação saudável, apreendendo conceitos de educação ambiental e nutricional e trabalhando o processo de cultivo de alimentos.


Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, explica que “esta primeira edição do Concurso Regional das Hortas Escolares pretende incentivar as crianças, os educadores e os professores a descobrirem o valor da terra, da biodiversidade e da alimentação saudável.

Sabemos que as hortas escolares são muito mais do que espaços de cultivo, são salas de aula a céu aberto, onde se aprende sobre sustentabilidade, cooperação e respeito pela natureza.

Queremos premiar e dar visibilidade ao trabalho extraordinário das escolas que, com criatividade e empenho, transformam pequenos espaços verdes em grandes oportunidades de aprendizagem. Acreditamos que ao plantar conhecimento, estamos a colher um futuro melhor para as próximas gerações».

Os Prémios são atribuídos em três categorias temáticas para cada nível de ensino:
Horta Mais Sustentável – Para a escola que adota práticas ecológicas, como compostagem, reutilização de materiais e cultivo de espécies autóctones.


Horta com Maior Envolvimento da Comunidade – Destaca a horta que mais incentiva a participação ativa de alunos, professores, pais e a comunidade local.


Horta Mais Diversificada – Premeia a escola com a maior variedade de culturas e com um
aproveitamento eficiente do espaço e da produção.

As candidaturas estão abertas até dia 30 abril. Mais informação sobre o Concurso Regional das Hortas Escolares em https://www.ccdrc.pt/en/super-horta/

Câmara Municipal assume intervenções na AIGP da Travessa – Pampilhosa da Serra

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Câmara Municipal assume intervenções na AIGP da Travessa com financiamento imediato de 900 mil euros.


O Município de Pampilhosa da Serra vai assumir diretamente a responsabilidade pela plantação e manutenção da vinha na AIGP da Travessa, na sequência da aprovação, por unanimidade, da minuta do contrato de adesão à Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) da Travessa na modalidade de execução pelo proprietário.


Na prática, “o que está aqui em causa é que a Câmara Municipal já comunicou à entidade gestora, a Florestgal, a sua adesão a esta operação e a sua intenção de fazer as intervenções e não as delegar”, explicou o vereador da Câmara Municipal, Rui Simão, na passada segunda-feira, na reunião de câmara descentralizada na freguesia do Cabril.


Para o efeito, “está estabelecido um contrato em que a entidade gestora apoiará financeiramente o município no valor de cerca de 900 mil euros, para intervenções nas áreas que são da sua propriedade, neste caso para implantar vinha”, detalhou Rui Simão.


A execução das intervenções será realizada de acordo com unidades de intervenção previamente definidas, que estabelecem as espécies a serem plantadas, bem como o
investimento associado para a plantação.


De acordo com o vereador, esta decisão reflete o compromisso da Autarquia com a gestão sustentável da paisagem e a inovação na utilização do território. “O município decidiu ser um agente de transformação, escolheu um local apropriado para desenvolver um projeto de vinha, foi à procura dos reais titulares de direitos sob essas parcelas, identificou 248 parcelas, das quais adquiriu pelo direito privado 212, entre os anos 2022 e 2023, tomando posse administrativa das restantes já em 2024.

“Se não fosse feito este caminho já não iriamos a tempo de enfrentar as diversas etapas administrativas e aceder às janelas de financiamento, em particular do PRR”.


Recorde-se que o projeto de exploração vitivinícola no Vale do Zêzere, criado e impulsionado pelo Município, é a âncora da Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) da Travessa, que tem como Entidade Gestora a Florestgal, S.A., e que estrutura o processo de transformação da paisagem em mais de 4000 hectares ao longo da Bacia do Zêzere.


Em dezembro do ano passado, a OIGP da Travessa foi publicada em Diário da República, com um montante global de investimento de 9.230.250,00€, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), até 2026. A este montante acresce uma remuneração anual aos proprietários no valor de 524.816,30€, durante 20 anos, através do Fundo Ambiental, até 2046, num valor global de 10.496.326,00€.

O montante total aprovado para instalação e valorização dos novos povoamentos agrícolas e florestais e para a sua manutenção nos 20 anos seguintes, ascende a um valor global de investimento de 19.726.576,00€.

Conferência sobre ESG na Mealhada

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Uma conferência, dedicada aos desafios ESG – Environmental, Social and Governance e os impactos nos negócios e na sociedade, irá reunir na Mealhada oradores de reconhecido mérito, nomeadamente Tiago Carrilho, Eduardo Moura, Assunção Cristas e Alexandra de Almeida.


O Município da Mealhada vai levar a efeito, no próximo dia 9 de abril (quarta-feira), a partir das 17h, na Adega Rama, a conferência “Desafios ESG: Impacto nos Negócios e na Sociedade”.


Trata-se de um encontro que é aberto à participação de todos os interessados, sendo especialmente dirigido aos empresários, gestores e dirigentes de organizações locais.


Esta conferência, em parceria com o Jornal da Bairrada, dedicada ao tema ESG – Environmental, Social and Governance, irá reunir na Mealhada oradores com créditos nestas
áreas, como Tiago Carrilho, Eduardo Moura, Assunção Cristas e Alexandra de Almeida.


Neste encontro, serão discutidos os desafios e oportunidades que a implementação de práticas
sustentáveis traz às empresas e à sociedade.


Os fatores ESG são indicadores ambientais, sociais e de governação corporativa, criados para
medir o grau de compromisso das organizações relativamente aos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Originários da sigla inglesa ESG (Environmental, Social and Governance), traduzidos em Portugal para Ambiente, Social e Governação, surgiram no quadro dos objetivos estratégicos associados à Agenda 2030 e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e foram adotados como critérios para a avaliação do desempenho das empresas e instituições em matéria de sustentabilidade, no quadro europeu das finanças sustentáveis.


A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/YJDZzRZdRTNyQvz4A


Programa da conferência
17h00 Receção
17h30 Abertura – Oriana Pataco, Diretora do JORNAL DA BAIRRADA
17h40 – Intervenção 1.º Orador Tiago Carrilho, Head of Knowledge and Training, da BCSD Portugal
18h10 – Intervenção 2.º Orador
Eduardo Moura, Sénior ESG advisor na EDP e membro do Secretariado do BCSD
18h40 – Intervenção Assunção Cristas
19h – Mesa Redonda com a participação das empresas:
Alves Bandeira, Transportes Pascoal e Godinho
19h30 – Debate/Perguntas e respostas
19h50 – Encerramento – António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada
20h30 – Jantar (opcional; sujeito a pagamento)
21h30 – Intervenção Alexandra de Almeida, Consultora de Estratégia Empresarial de Gestão

Coimbra: II Torneio Inclusivo de Padel

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O II Torneio Inclusivo de Padel realiza-se no próximo sábado, 5 de abril, entre as 10h00 e as 18h00, nas instalações da Prime Padel Coimbra.

Este evento organizado pela APPACDM Coimbra, em colaboração com a Prime Padel Coimbra, é pioneiro no âmbito da inclusão e tem como principal objetivo promover a interação entre pessoas com e sem deficiência, através da prática da modalidade desportiva que mais tem crescido a nível nacional.

O torneio rapidamente esgotou as inscrições e junta 50 participantes – 25 pessoas com deficiência (intelectual e/ou física) e 25 pessoas sem deficiência – que vão competir lado a lado, em duplas mistas.

Para além da vertente competitiva, o torneio valoriza o espírito de equipa, o respeito pela diferença e o convívio, criando um espaço onde todos têm lugar e em que o foco está no prazer da prática desportiva.

A APPACDM Coimbra acredita que esta iniciativa pode ter um impacto muito positivo, não só para quem participa diretamente, mas também como exemplo de boas práticas no desporto inclusivo.

Coimbra: St. Paul’s School: PR – St. Paul`s comemorou o Dia Nacional do Estudante

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X Diplomas de certificação linguística foram atribuídos aos alunos

No último fim de semana, o St. Paul’s School comemorou o Dia Nacional do Estudante, com uma vasta agenda de atividades e a abertura das portas à comunidade.


Foi um dia aberto a todos aqueles que, por curiosidade ou interesse, gostariam de visitar o estabelecimento, conhecer o Projeto Educativo e contactar com as diferentes dinâmicas – curriculares e extracurriculares – que acontecem diariamente no Colégio.


O programa teve início pela manhã, com um momento de boas-vindas e acolhimento individualizado, e um salutar convívio entre as Famílias e todos os colaboradores.


Todas as famílias tiveram a oportunidade de fazer um registo fotográfico no evento.


Pelo campus decorriam as Atividades Extracurriculares, a maioria em aula aberta para poderem experienciar.


No campo de futebol sintético decorria o futsal da Escola de Futsal Viveiro; no campo de ténis o Clube de Ténis de Coimbra; no pavilhão uma exibição de Judo da Associação Académica de Coimbra, Ginástica, Zumba e por fim um miniconcerto da escola de música.


No edifício principal decorria o torneio da Secção de Xadrez da Associação Académica de Coimbra e sessões abertas dos parceiros The Inventors e Robothink.


No final das extracurriculares, os alunos do 5º ao 9º ano apresentaram os seus trabalhos de School Assembly.


O segundo ciclo apresentou um debate sobre as… e o terceiro ciclo promoveu a discussão sobre…


A escolha dos temas foi pertinente, e o debate realizado em inglês.

Viseu: Museu de História da Cidade abre portas à exposição do pintor António Batalha

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O Museu de História da Cidade acolhe, a partir do dia 4 de abril, uma nova exposição de pintura, intitulada “ABatalha – Uma Perspetiva Pictórica”.

A inauguração terá lugar pelas 18H30 e contará com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Leonor Barata, e de João Antunes, proprietário das obras e representante do autor.

Natural de Almeida, António Batalha, por todos conhecido como o segundo proprietário da famosa Foto Batalha, na Rua Direita, foi para além de fotógrafo, um artista reconhecido e premiado.

Nasce a 10 de setembro de 1911, e pouco depois a família muda-se para Viseu onde o seu pai, Joaquim Monteiro Batalha, funda a Fotografia Batalha, em 1912.

Pintor autodidata, António Batalha teve o seu atelier na rua Direita, em Viseu. Destacou-se essencialmente na pintura de retratos, apesar de também ter dado especial relevo à paisagem, na qual tanto assume a ruralidade regional, como o cosmopolitismo das cidades que visita.

Trabalhou também como fotógrafo em Lisboa e no Porto, antes de, na década de 50, se fixar em Viseu, onde deu continuidade à Fotografia Batalha. Participou em inúmeras exposições, individuais e coletivas, tendo recebido, em 1957, o 3º prémio da Sociedade Nacional de Belas Artes.

O Mestre Batalha não tem descendentes diretos, pelo que em 1992, quando morre, deixa o seu legado a Maria Lisete Antunes, funcionária da loja de fotografia desde os seus 14 anos. O seu filho, João Antunes, manteve-se à frente da Foto Batalha e estará em representação do legado do “Sr. Batalha” na inauguração.

A exposição “ABatalha” poderá ser visitada a partir do dia 4 de abril, de terça a sábado.

Fundação convida Filomena Falcão a conhecer as prendas compradas com os 4 mil euros 

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A dona da Loja do Sr. Falcão doou os 4 mil euros à Fundação ADFP a que teve direito por vencer Prémio Empreendedor 50+

O montante permitiu a compra de diversos equipamentos, entre os quais televisores de grande dimensão, mobiliário ergonómico e equipamentos de apoio à mobilidade e reabilitação.

A Residência Respeito recebeu uma televisão de 75 polegadas, enquanto a Residência Esperança foi equipada com três cadeirões, três puffs e duas bolas de pilates.

Para a Residência Sabedoria foram adquiridos uma bicicleta estática, uma pedaleira de mesa, uma pedaleira desdobrável, um exercitador de pernas e um par de roldanas. Já a Residência Coragem recebeu uma televisão de 75 polegadas, a Residência Tolerância uma máquina de lavar roupa e um frigorífico, e a Residência Fraternidade uma televisão de 65 polegadas e outra máquina de lavar roupa.

Por fim, a Residência Cristo Redentor foi contemplada com cinco cadeiras de rodas e uma televisão de 50 polegadas.

Desafiada pelos 4 mil euros oferecidos a Fundação acabou por comprar prendas para todas as residências gastando quase 6.100€

Filomena Falcão, proprietária da emblemática Loja do Sr. Falcão, foi distinguida com o Prémio Empreendedor 50+, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). Este galardão reconhece a resiliência e o espírito empreendedor de quem continua a inovar após os 50 anos. A entrega do prémio coincidiu com a celebração dos 146 anos da loja.

Com direito ao prémio, no valor de quatro mil euros, Filomena Falcão decidiu destiná-lo á Fundação ADFP.

Filomena Falcão afirma que este prémio é não apenas um reconhecimento do seu trabalho, mas também um incentivo à valorização dos empreendedores com mais de 50 anos, provando que a experiência e a dedicação podem ser agentes de transformação na sociedade e salientando ainda que: “Sendo que teríamos de escolher uma instituição para doar o prémio monetário que nos é atribuído, para mim fazia todo o sentido entregá-lo a esta instituição que muito admiro, porque integra pessoas com deficiência física e mental, sem-abrigos, mães solteiras com filhos, e dá trabalho a muitas pessoas da região!”

Para a Fundação ADFP, este gesto solidário demonstra o impacto positivo que iniciativas de responsabilidade social podem ter na qualidade de vida dos mais vulneráveis.

A Fundação ADFP expressa o seu profundo agradecimento à Senhora Filomena Falcão por este gesto altruísta, que reflete o verdadeiro espírito de solidariedade e compromisso com o bem-estar dos mais vulneráveis. Para a instituição, esta doação representa não apenas um contributo material, mas também um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido em prol da inclusão e da dignidade humana.

Armando Carvalho e Ana Santos na máxima força no terras de Auren

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Passadas duas semanas após a conquista do pódio no Rali Cidade Termal, Armando Carvalho e Ana Santos vão marcar presença na terceira prova do Campeonato Centro de Ralis, o Rallye Terras de Auren.

“Vamos estar presentes na prova do Clube Automóvel da Marinha Grande, o Rallye Terras de Auren, uma prova onde já participámos, mas onde o traçado é diferente daquele em que participámos, mas que, certamente serão muito desafiantes”, adiantou o piloto Armando Carvalho.


“Fizemos um upgrade ao nosso Mitsubishi Lancer Evo IX que achávamos ser necessário após o Rali Cidade Termal. Vamos apresentar-nos na máxima força e sermos o mais competitivos possível. Queremos divertirmo-nos e andarmos rápido de modo a conseguirmos andar entre os pilotos da frente.

Estes são os nossos objetivos para uma prova que antevemos ser muito interessante e desafiadora e onde as condições atmosféricas poderão também ser uma condicionante. Ainda não temos o nosso calendário totalmente definido e, como já referi anteriormente só iremos fazer algumas provas este ano.

Temos agendadas 5 provas e iremos ver as que mais nos interessem e também servem os melhores interesses dos nossos patrocinadores a quem agradecemos por todo o apoio e confiança no nosso projeto pois sem eles não conseguiríamos estar presentes.

CONTAMOS CONVOSCO!!”, finalizou o piloto Armando Carvalho. Com organização a cargo do Clube Automóvel da Marinha Grande, o Rallye Terras de Auren será disputado nos dias 4 e 5 de abril.

Com um total de 162,87km de distância, a prova terá 5 especiais de classificação, perfazendo 55,86km disputados ao cronómetro. No dia 4, sexta-feira, a prova terá início com a realização da Super Especial de Ourém (1,50km) pelas 21 horas. No dia 5, sábado, os pilotos terão dupla passagem pelos 13,67km de Fátima (11.30h e 15h) e pelos 13,51km de Norte (12.30h e 16h).

A cerimónia do pódio terá lugar no Centro de Exposições de Ourém.

NOTÍCIA DE 1 DE ABRIL: Luis Almeida Candidato pela CDU à CM de Vila Nova de Poiares ERA MENTIRA!

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A suposta candidatura de Luís Almeida à Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares pela CDU, avançada pela MundialFM esta segunda-feira, não passa de uma partida de 1 de abril — o tradicional Dia das Mentiras.

A notícia, que rapidamente gerou reações nas redes sociais e agitou os bastidores políticos locais, foi criada como uma brincadeira editorial, sem qualquer fundamento na realidade. Nem Luís Almeida é candidato da CDU, nem houve qualquer confirmação oficial por parte da Coligação Democrática Unitária.

A MundialFM agradece o desportivismo dos nossos ouvintes e leitores, muitos dos quais perceberam de imediato a brincadeira, enquanto outros chegaram mesmo a aplaudir (ou a criticar!) esta improvável aliança política.

Prometemos que, a partir de agora, só voltamos a pregar partidas no próximo 1 de abril. Até lá, continuamos a informar com a mesma seriedade e compromisso de sempre — sem rasteiras!

Obrigado por estarem desse lado e por levarem a piada com boa disposição. Afinal… rir também é um ato de cidadania!

Lousã acolheu o 1.º Encontro Regional de Juventude

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Mais de quatro centenas de jovens participaram no 1.º encontro regional e juventude “Entre Jovens” que decorreu na Lousã no dia 28 de março, dia nacional da juventude.


O programa contou um conjunto diversificado de atividades e dinâmicas, sendo algumas delas
da responsabilidade dos promotores da iniciativa e outras dinamizadas pelas entidades
parceiras que se juntaram a este projeto.

Destaca-se a dinamização de três mesas redondas que proporcionaram momentos de discussão sobre participação juvenil, associativismo Juvenil e voluntariado Internacional. Mais e melhor participação dos jovens nos assuntos estratégicos para o território e uma aposta forte na comunicação por parte das entidades competentes foram algumas das ideias apontadas para de potenciar o seu envolvimento nas comunidades.


Aprofundar os riscos da inteligência artificial e perceber os desafios para a juventude foi o
mote para o workshop dinamizado pela TUMO – Centro de Tecnologias Criativas. Os jovens
facilmente reconhecem as vantagens da inteligência artificial nas suas vidas e na organização
da sociedade mas também conseguem identificar os principais riscos que podem trazer
acoplados.


O IPDJ marcou presença com a dinamização do workshop sobre voluntariado onde apresentou
os diferentes programas existentes e os Jovens Autarcas, do concelho de Vila Nova de Poiares,
promoveram um espaço sobre participação ativa.


Ao longo do dia, os participantes puderam experienciar diversas atividades e testar os seus
conhecimentos e os seus limites sempre numa perspetiva de aprendizagem participativa e
recorrendo à metodologia da Educação Não Formal.


O encontro regional de juventude “Entre Jovens” é uma das atividades do projeto com o
mesmo nome, financiado pelo programa Erasmus+, que ao longo de dois anos trabalhou a
temática da participação juvenil no território e que teve como parceiros, a Activar e as
Câmaras Municipais de Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.


Este encontro não poderia ter sido realizado sem a colaboração decisiva dos diversos
parceiros, públicos e privados, como organismos ligados à juventude e organizações locais e
regionais que partilharam os seus projetos e os seus programas com os participantes.


No final do encontro, os participantes levaram na mochila ideias e experiências que poderão
ser fundamentais para os seus projetos de vida e para as comunidades onde estão inseridos.
A Activar, em nome do consórcio responsável pela iniciava, agradece a preciosa colaboração
de todas as pessoas e organizações parceiras na dinamização de um dia para a comunidade
juvenil da região centro.


As principais conclusões dos debates foram apresentadas pelos jovens na sessão de
encerramento e serão desenvolvidas na carta da juventude “Ser jovem num território de baixa
densidade” que será um dos resultados do projeto “Entre Jovens – Participação em comunidades locais”

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