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SMTUC com 78 autocarros imobilizados

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Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) tinham à data de hoje, dia 05 de janeiro, 78 autocarros imobilizados. Estes dados evidenciam como a frota de 178 autocarros dos SMTUC está extremamente envelhecida. Para que os conimbricenses percebam o desinvestimento que os SMTUC têm sido alvo ao longo dos últimos anos, divulga-se a lista do movimento oficinal diário datado de hoje, onde é possível constatar que há autocarros imobilizados há mais de 400 dias ou mesmo um caso de uma viatura imobilizada desde 28 de janeiro de 2021, ou seja, há 707 dias.

Segundo o movimento oficinal dos SMTUC de hoje, dia 05 de janeiro, há 78 autocarros imobilizados, dos quais 70 são standards e 08 são miniautocarros. Estes números espelham como a frota dos SMTUC está extremamente envelhecida, com uma média de cerca de 16 anos, incluindo um número significativo de autocarros com mais de 25 anos, alguns deles integrados em processo de andamento para abate, medida já do atual Executivo.

É percetível o desinvestimento que os SMTUC têm sofrido ao longo dos últimos anos através da listagem do movimento oficinal diário datado de hoje, onde é possível constatar que a média de imobilização dos autocarros é de 117 dias. Há autocarros imobilizados há mais de 400 dias ou há mesmo o caso de uma viatura imobilizada desde 28 de janeiro de 2021, ou seja, há 707 dias. E há seis viaturas imobilizadas desde antes da tomada de posse do atual Executivo. 

Estes números demonstram a quase total ausência de investimento nos SMTUC durante os mandatos dos últimos dois executivos camarários, fruto do abandono do plano de renovação da frota. O atual executivo da Câmara Municipal de Coimbra e o Conselho de Administração dos SMTUC têm trabalhado, neste primeiro ano de mandato, na resolução dos problemas dos SMTUC, herdados dos últimos anos. 

Prova disso foi a proposta de reestruturação dos SMTUC, com a sua internalização na Câmara, o que permitiria gerir os SMTUC com mais rigor e espírito de equipa alargada e estrutura de custos aligeirada, poupando na agilização e nas sinergias criadas a vários níveis, de forma a poder-se dispor de meios suficientes para melhor servir a população de todo o concelho. No entanto, esta proposta foi rejeitada na Assembleia Municipal pela oposição, por razões políticas.

Também a estratégia de renovação da frota, que é essencial e urgente, tem estado a ser trabalhada, e será futuramente apresentada. Porém, importa assinalar que, para além dos efeitos económicos da guerra na Ucrânia e das despesas decorrentes da crise energética e de combustíveis, e que agravou em mais de 2 milhões de euros os custos operacionais, este Executivo está entre quadros comunitários: quer o PT2020 quer o PRR não admitem novas candidaturas e a abertura do PT2030 tarda em ser anunciada.
Importar recordar ainda que, neste momento, está aberto um concurso para a aquisição de 22 novos autocarros elétricos (10 standart e 12 miniautocarros), num valor superior a 9 milhões de euros, com financiamento europeu, com previsão de entrega dos novos autocarros para o final deste ano. Desta forma, a autarquia aposta na renovação da frota dos SMTUC, com veículos com melhor desempenho ambiental, e continua a aguardar e a preparar candidaturas para novas chamadas de financiamento que permitam esta renovação e a consequente melhoria do serviço público de transporte.

Secretária de Estado da Agricultura apresenta demissão

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A secretária de Estado da Agricultura, Carla Alves, apresentou, na tarde desta quinta-feira, a demissão por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções no cargo. A demissão foi prontamente aceite, como revela um comunicado do gabinete da Ministra da Agricultura e Alimentação enviado à comunicação social.

Carla Alves esteve pouco mais de 24 horas em funções.

Recorde-se que o ‘Correio da Manhã’ avançou, esta quinta-feira, o arresto de contas conjuntas que Carla Alves tem com o marido, ex-autarca de Vinhais, Américo Pereira. Além das contas conjuntas do casal, foram também arrestados bens móveis e imóveis.

O Ministério Público acusou de vários crimes e mandou arrestar bens do advogado e antigo autarca socialista, que saiu da liderança do município em 2017, num processo de mais de 4,7 milhões de euros que tem mais três arguidos.

Em causa estão vários negócios celebrados entre 2006 e 2015, que envolvem também uma sociedade, um empresário e o reitor do antigo seminário deste concelho do distrito de Bragança.

De acordo com a investigação, foram detetadas nas contas do casal ao longo de vários anos divergências entre os valores depositados e declarados.

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital congratula-se com reabertura de extensões de saúde nos Vales do Alva e Alvoco

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O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, congratulou-se hoje, em reunião de Câmara, com o anúncio, feito no início deste ano, da reabertura das Extensões de Saúde de Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas e Avô.

As três unidades de saúde, que se encontravam encerradas há vários meses por falta de médicos, passam assim a estar novamente ao dispor dos utentes daquelas três freguesias dos Vales do Alva e Alvoco.

É o resultado de um trabalho conjunto e profícuo da Câmara Municipal com o senhor coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Oliveira do Hospital, o Dr. Rui Pedro Loureiro, a sua equipa, e os senhores presidentes das Juntas de Freguesia, referiu hoje José Francisco Rolo.

Salientando que o ano novo começa com uma boa notícia, na área da saúde, o autarca sublinha ainda a importância da reabertura destas extensões de saúde –  localizadas em freguesias mais periféricas e onde o envelhecimento da população é mais acentuado –, que ocorre precisamente  numa altura em que há uma grande procura dos serviços de saúde. 

Sublinhando que neste início de ano, Oliveira do Hospital terá todas as suas extensões de saúde abertas, José Francisco Rolo assegura que a Câmara Municipal está a trabalhar em estreita colaboração com o novo coordenador do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, disponibilizando-se para assegurar transportes e também para fazer intervenções com vista a melhorar as condições de atendimento nas extensões de saúde.

Na reunião de Câmara desta quinta feira, dia 5 de Janeiro, a nota de congratulação do Presidente da Câmara contou com o apoio dos vereadores da oposição, e o vereador com o pelouro partilhado da Saúde, Nuno Ribeiro, também destacou o empenho que Francisco Rolo tem tido em aproximar a saúde das pessoas, em diálogo com o coordenador do Centro de Saúde, porque o que está em causa é a importância de aquelas populações voltarem a ter um médico de proximidade.

Note-se que o Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e o Presidente da Assembleia Municipal e deputado, José Carlos Alexandrino, reuniram recentemente com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, com vista a alertar aquele governante para os problemas com que Oliveira do Hospital se vem debatendo ao nível da prestação de cuidados de saúde, sobretudo, em situações de emergência.

Tábua de Queijos e Sabores da Beira regressa ao Multiusos de Tábua dias 4 e 5 de março

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O ano de 2023 marca o regresso da “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” ao Pavilhão Multiusos de Tábua, já nos próximos dias 4 e 5 de março.

Durante os dois dias de certame, a excelência dos produtos endógenos e a gastronomia de referência e as tradições do Concelho, serão o mote para atrair visitantes que para além de adquirir estas especialidades locais, poderão ainda assistir às expressões musicais e culturais identitárias de “Tábua, O Encanto das Beiras!”, havendo ainda espaço para apresentação de Showcookings, Provas de Vinho, Workshops Infantis, Espaço Animal e Agrícola, entre outras surpresas.

Para o Presidente do Autarquia, Ricardo Cruz, a presente edição deste evento será um novo marco na estratégia de promoção e valorização das produções locais, transmitindo um sinal aos produtores e empresários rurais do Concelho de que o Município de Tábua está empenhado em afirmar o Concelho através dos seus ativos distintivos e diferenciadores, divulgando o melhor que Tábua tem para oferecer, gerando uma nova dinâmica económica
e social associada ao potencial do mundo rural.

As inscrições para os Expositores (produtos endógenos, artesanato, comerciais) decorrem entre os dias 9 e 31 de janeiro (limitadas aos espaços disponíveis), e podem ser efetuadas mediante preenchimento de ficha de inscrição disponível em https://www.cm-
tabua.pt/viver/feiras-e-mercados/tabua-de-queijos/tabua-queijos-sabores-beira e remetidas através do email: tabuadequeijos@cm-tabua.pt.

Coimbra: Rua Manuel Rodrigues fechada ao trânsito a partir de amanhã para reparação do pavimento

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O primeiro troço da rua Manuel Rodrigues, junto à rua da Sofia, vai ser fechado ao trânsito, por motivos de segurança, a partir das 15h30 de amanhã, dia 06 de janeiro, para reparação do pavimento da faixa de rodagem, na sequência da degradação dos materiais escolhidos. Fica, no entanto, assegurado o acesso a moradores, garagens e veículos de cargas e descargas. As obras de reparação das patologias existentes vão decorrer durante os próximos 30 dias. 

A partir das 15h30 de amanhã, dia 06 de janeiro, um primeiro troço da rua Manuel Rodrigues, junto à rua da Sofia, vai ser fechado ao trânsito para reparação do pavimento da faixa de rodagem, na sequência da degradação dos materiais escolhidos O planeamento de trabalhos prevê, segundo a informação técnica dos serviços municipais, uma intervenção alargada no troço do arruamento confinante com o cruzamento com a rua da Sofia, o que, numa primeira fase, “vai implicar o corte total de circulação automóvel”. Fica, no entanto, assegurado o acesso a moradores, garagens e veículos de cargas e descargas. Posteriormente, de acordo com a informação técnica, vão ser realizadas “intervenções pontuais de reparação ao longo do arruamento”. 

Numa segunda fase, acrescentam os serviços, “vai ser realizada uma intervenção mais extensa na zona de transição do arruamento com o Largo do Arnado, sendo nessa altura proposta a adaptação do Plano de Sinalização Temporária” que, naturalmente, vai ser posto em execução, desde já, no sentido de facilitar a circulação na zona. O acesso à avenida Fernão Magalhães poderá ser feito através da rua João Machado.

O prazo de execução dos trabalhos, se não existirem constrangimentos e as condições meteorológicas o permitirem, é de 30 dias, pelo que se apela à compreensão de todos para esta situação que resulta da necessidade de reparar as diversas anomalias detetadas na obra. Recorda-se que esta intervenção decorreu no âmbito da empreitada “PEDU – Rua para Todos – Baixa e Rio: Rua João Machado e Rua Doutor Manuel Rodrigues”, adjudicada em 13 de julho de 2020, à empresa Embeiral – Engenharia e Construção, SA., pelo valor de 1.028.780,23 euros (acrescido de IVA à taxa legal em vigor) e com um prazo de execução de 390 dias.

Importa, ainda, referir que o atual executivo municipal considera “a solução adotada, para além de muito cara, é desadequada ao local”, já que a elevada carga dos autocarros acarreta problemas estruturais nas lajetas de granito, que têm conduzido à sua rápida rotura. As considerações da vereadora do Urbanismo, Ana Bastos, proferidas na Reunião de Câmara de 17 de outubro, acrescentam que “o método de construção adotado para aplicação das lajetas na rua João Machado teve de ser alterado e o projeto da estrutura do pavimento teve de ser reforçado, de forma a controlar os assentamentos e a degradação/rotura das lajetas”, pelo que é expectável que os problemas nesta rua venham a ser menores. 

A vereadora do Urbanismo já tinha adiantado que seria expetável que “a Câmara Municipal tenha de reverter a solução de lajetas para calçada em cubos de granito, como aliás foi proposto em fase de anteprojeto por parte dos serviços técnicos, solução rejeitadas por decisão política infundamentada”. “Esta decisão política terá consequências graves para todos, já que para além do custo extraordinário desta solução, as obras arrastam-se no tempo, com particular desgaste para os comerciantes locais que tardam em ver estas obras concluídas”, acrescentou ainda a autarca.

Alunos de Viseu Dão Lafões começam o ano a aprender a combater a vespa asiática

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Centenas de alunos de escolas de Viseu Dão Lafões vão começar o ano de 2023 a aprender mais sobre o que devem fazer se detetarem a presença da vespa asiática, ou velutina, no território. Esta iniciativa insere-se no projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, e arrancou ontem, dia 4 de janeiro, em Mangualde. 

As ações de sensibilização relativas ao combate à vespa velutina são destinadas a alunos do 8.º e 9.º ano e são dinamizadas pela Coopbei (Cooperativa Agrícola e Apícula das Beiras).  

O objetivo do projeto é melhorar o conhecimento da população da região Viseu Dão Lafões quanto a comportamentos e procedimentos a adotar quando detetada a presença da espécie exótica invasora Vespa velutina. Pretende-se alargar a aplicação de medidas preventivas e tornar mais eficaz o controlo e minimização dos efeitos nefastos desta espécie. 

O projeto prevê a realização de ações de sensibilização em todos os concelhos que integram a CIM Viseu Dão Lafões. A iniciativa de ontem contou com a participação de 50 alunos do 8.º ano da Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara, em Mangualde. Estão já agendadas ações idênticas na Escola EB D. Duarte, em Vil de Soito (12 de janeiro, das 15h20 às 16h10, para 57 alunos do 8.º ano), na Escola Secundária de Viriato, em Viseu (17 de janeiro, das 14h30 às 15h30, para alunos do 8.º ano) e na EB Dr. Azeredo Perdigão, em Abraveses (19 de janeiro, das 16h20 às 17h10, para 22 alunos do 9.º ano). 

Estas ações de sensibilização vão ao encontro das orientações do “Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal”, contribuindo para a sua implementação à escala sub-regional. 

Recorde-se que a CIM Viseu Dão Lafões, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), viu aprovada uma candidatura, com um investimento elegível de aproximadamente 340 mil euros, para a deteção e combate à vespa asiática. A candidatura aprovada consiste na implementação de ações dirigidas para a prevenção, vigilância e controlo da espécie sobre os ecossistemas. 

Entre outras iniciativas, este projeto promoveu a instalação e monitorização de uma rede de armadilhas entomológicas, tendo em vista a deteção precoce da presença de exemplares ou ninhos de vespa velutina e o acompanhamento e estudo da sua dispersão por todo o território da CIM Viseu Dão Lafões. 

Adicionalmente, no âmbito deste projeto, que conta com a colaboração da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a CIM distribuiu equipamentos para a deteção e combate a esta espécie, incluindo armadilhas e feromonas, equipamento de proteção individual (EPI), kits de destruição de ninhos, hipsómetros e binóculos, bem como a divulgação de procedimentos de monitorização junto de várias entidades, como os Gabinetes Técnicos Florestais e Serviços Municipais de Proteção Civil, bombeiros, sapadores florestais, organizações de apicultores, de caça e de produtores florestais, entre outros. Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões“a vespa asiática representa uma ameaça séria à biodiversidade, assim como para a atividade agrícola, e todos os esforços não são demais para a combater. Por isso, é fundamental consciencializar os alunos para a importância da deteção atempada desta espécie invasora. Os alunos vão ficar a saber muito mais sobre os procedimentos a ter e, ao levarem os ensinamentos para casa, serão famílias e comunidades inteiras que ficarão mais despertas para um problema que afeta o nosso território”

Lousã: Férias Ativas de Natal de 2022 contaram com participação de mais de 40 jovensLousã:

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Programa pretende apoiar as famílias e os jovens durante o período de pausas letivas

Chegou ao fim mais uma edição do Programa Férias Ativas de Natal, promovido pela Câmara de Municipal da Lousã. 

As atividades decorreram entre os dias 22 de dezembro e 02 de janeiro, e contaram com a participação de cerca 40 crianças e jovens, dos 6 aos 14 anos.

Foram várias as iniciativas desta edição, das quais se destacam o teatro de sombras, as oficinas de música, atividades com o #clds4gLousãActiva, atividades aquáticas na piscina municipal, a visita ao Castelo Mágico em Montemor-o-Velho e a oficina de vídeo e som em parceria com a Status – Escola Profissional Lousã.

A programação das Férias Ativas de Natal de 2022 resulta também do trabalho realizado no âmbito do projeto Playful Paradigm II, financiado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT. Este projecto congrega o Município da Lousã e as cidades de Udine (Itália), Igualada (Espanha), Jelgava (Letónia) e Grosuplje (Eslovénia) e tem como objetivo promover a inclusão, a solidariedade intergeracional, a resiliência, os estilos de vida saudáveis e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Município de Mira distinguido como “Autarquia Familiarmente Responsável”

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O Município de Mira foi reconhecido, pela primeira vez, como Autarquia Familiarmente Responsável. A distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), reconhece as boas práticas no âmbito das políticas familiares e de apoio à família.

Segundo Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mira “É uma distinção que muito nos honra. É o reconhecimento do trabalho feito pela autarquia a favor dos nossos munícipes numa altura difícil como têm sido os últimos anos. A aposta na ação social e o apoio às famílias é uma das bandeiras deste executivo. A disponibilização de uma vasta rede de equipamentos culturais, desportivos e de juventude, com atividades gratuitas ou tarifários sociais, para todos os públicos, privilegiando a educação ao longo da vida, as relações intergeracionais e a inclusão social, é um contributo determinante para um território amigo das famílias.”

De referir que para atingir esta distinção foram várias as áreas sujeitas a avaliação, nomeadamente, o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos (tarifários social e familiar), educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

De forma transversal, a fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no mínimo legal, a aprovação do IMI Familiar e de minorações em sede de IMI e outros benefícios fiscais, são importantes medidas de apoio às famílias, às quais acrescem a aplicação de tarifários sociais.

Na edição deste ano aderiram ao projeto 145 autarquias, em que 95 vão receber a bandeira verde, representando um aumento de 13% face à edição anterior, com 84 entidades premiadas.

O Observatório foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.

A cerimónia de entrega das bandeiras verdes vai decorrer no dia 26 de janeiro, em Coimbra.

Pampilhosa da Serra: Abertas inscrições para passeio Micológico em Dornelas do Zêzere

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Após um interregno de dois anos, no próximo dia 8 de janeiro o Município de Pampilhosa da Serra voltará a dinamizar o célebre Passeio Micológico. Esta é uma iniciativa direcionada aos amantes da natureza e a todos os que pretendam conhecer de forma mais detalhada as particularidades do mundo micológico. 

Para o efeito, o programa contempla uma caminhada em Dornelas do Zêzere, que contará novamente com o acompanhamento do Eng. João Gama na identificação e colheita de cogumelos. Terminada a caminhada, a iniciativa continuará com um conjunto de atividades relacionadas com os cogumelos e outros produtos endógenos. 

Para além de valorizar a importância da micologia e o potencial ecológico dos cogumelos que nascem no nosso território, este evento tem como objetivo incentivar a adoção de boas prática de colheita, confecção e consumo, mantendo a integridade do ecossistema e a segurança dos consumidores. 

Programa completo: 

– 9h30 – Concentração junto ao edifício da Junta de Freguesia (Largo das Festas).

– 10h00 – Início do passeio 

– 12h00 – Um olhar sobre a importância da micologia e o valor ecológico dos cogumelos silvestre, com o Engenheiro João Gama;

– Confeção e degustação de espécimes recolhidos, com o chef Filipe Aires (restaurante “O Fiado”);

– Almoço micológico; 

– Degustação de aguardentes e licores;

– Confeção e degustação de Filhó Espichada, com o Atelier da Filhó.

A participação no passeio é gratuita. Almoço e restantes atividades sujeito a pagamento de 15€ por pessoa.

Inscrições obrigatórias até ao dia 6 de janeiro para o Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra: 935 950 014.

Município de Tábua coloca nova cobertura no Edifício da Câmara

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O Município de Tábua encontra-se a proceder à intervenção de reabilitação e beneficiação de toda a cobertura do edifício da Câmara Municipal, a qual está inserida no âmbito da Empreitada associada à “Reposição de Equipamentos e infraestruturas danificadas pelas depressões Elsa e Fabien”.

Adjudicada à empresa Construtora Santovaiense, Lda., pelo valor de 183.698,00€, esta reconstrução, apoiada pelo Governo, surge na sequência dos danos provocados pela passagem da tempestade Elsa, que danificaram seriamente a cobertura do edifício, sendo necessário assegurar as melhores condições de estabilidade da mesma, de modo a preservar a estrutura de todo o edifício.

Na sequência desta intervenção, será efetuada uma requalificação ao nível das fachadas do edifício, no que concerne a pequenas reparações e pintura geral, conferindo-lhe uma maior dignidade, num momento em que se comemoram 70 anos sobre a inauguração dos Paços do Concelho de Tábua e os 170 anos do Município de Tábua.

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