Início Site

Góis felicitou e reconheceu as empresas do concelho que integram o Estatuto de PME Líder 2024

0

O Município de Góis recebeu, hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, as empresas do concelho de Góis que integram o Estatuto de PME Líder 2024:

– Álvaro Matos Bandeira & Filhos, Lda.

– Fapie – Caixilharia, Lda.

– Tecnoveritas – Serviços de Engenharia e Sistemas Tecnológicos, Lda.

– Transportes Neves & Irmão, Lda.

– Transserrano – Aventura, Lazer e Turismo, Lda.

O Presidente da Câmara Municipal de Góis, Rui Sampaio, felicitou as empresas distinguidas com este estatuto, pela persistência, mérito e resiliência, referindo o excelente trabalho desenvolvido, o qual gera impacto positivo na economia do Concelho, bem como a todas as outras empresas que mantêm a sua atividade em Góis.

Na cerimónia, o Presidente referiu ainda a preocupação deste executivo com as acessibilidades, mencionado que continuam a trabalhar em prol de melhores condições junto das entidades governativas, nomeadamente através da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, referindo que este continua a ser um tema na ordem do dia.

O Município de Góis continua ainda disponível, em parceria com Associação Empresarial da Serra da Lousã, para dar apoio às empresas nas mais diversas áreas das suas competências.

XXIV Summer Cup 2025 arranca com apresentação oficial na Lousã e promete reunir mais de 3.200 participantes em nove concelhos

0

O XXIV Summer Cup 2025, um dos maiores torneios internacionais de voleibol jovem, foi apresentado esta sexta-feira no Teatro Municipal da Lousã, numa sessão que contou com a presença de representantes da organização, autarcas dos municípios envolvidos e comunicação social. A prova, que se realiza entre 8 e 13 de julho, promete transformar a região centro do país na capital do voleibol juvenil, ao mobilizar mais de 3.200 participantes, entre atletas, treinadores, árbitros, equipas médicas e voluntários.

A competição vai abranger nove concelhos: Lousã, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Góis, Penela, Ansião, Coimbra, Alvaiázere e Castanheira de Pera, com jogos distribuídos por 40 campos exteriores e 18 pavilhões desportivos. Ao todo, estão previstos cerca de 900 jogos, envolvendo 200 equipas nos escalões de sub-14 a sub-19, femininos e masculinos.

De destacar o carácter internacional do torneio: no escalão de sub-19 masculino, cerca de 80% das equipas são estrangeiras, com proveniências que incluem Espanha, França, Itália e Países Baixos. A rotação dos jogos entre os diferentes concelhos visa também dar a conhecer o património e as tradições das localidades anfitriãs, promovendo um verdadeiro intercâmbio cultural além da competição desportiva.

Na apresentação do evento, os organizadores sublinharam a dimensão logística da prova, que contará com o apoio de 70 árbitros, 30 elementos de equipa médica e uma frota de 30 autocarros para transporte das delegações. Uma novidade este ano é a inclusão de Góis no circuito do torneio e a realização das finais em Vila Nova de Poiares, devido a obras no pavilhão principal da Lousã.

O Summer Cup é já uma referência no panorama do voleibol jovem, tendo sido distinguido com o Prémio Marketing e Publicidade na mais recente Gala Lausus, em reconhecimento do trabalho de comunicação e promoção desenvolvido ao longo das últimas edições.

Os promotores apelaram à participação da comunidade e da imprensa na cobertura desta edição, sublinhando o impacto positivo do torneio na dinamização económica e turística da região.

Calendário

  • Apresentação oficial: 4 de julho, Lousã
  • Torneio: 8 a 13 de julho, nos nove concelhos envolvidos
  • Finais: Vila Nova de Poiares

O XXIV Summer Cup 2025 promete, assim, afirmar-se mais uma vez como um grande palco do desporto jovem e da fraternidade entre povos.

PSD de Arganil apresenta candidato à Freguesia de Celavisa

0

Depois de três mandatos à frente da Junta de Freguesia de Celavisa, entre 2009 e 2021, Rosário Oliveira volta a candidatar-se, agora novamente como cabeça de lista pelo PSD,
com o objetivo de retomar um projeto de proximidade e trabalho em prol da freguesia.


Atualmente secretária da Junta, Rosário Oliveira conta com um percurso amplamente
reconhecido pela população, marcado por uma atuação empenhada, responsável e
atenta às necessidades das pessoas. Professora do 1.o ciclo, mantém uma ligação forte
ao território e à sua gente, colocando a escuta ativa e a procura de soluções concretas
no centro da sua ação.


A candidatura apresentada pelo PSD aposta numa equipa sólida e representativa da
freguesia, composta por Carla Silva, elemento da direção da delegação da Comissão de
Melhoramentos de Sequeiros, e Carlos Manuel, atual presidente da Casa da Comarca de
Arganil e com uma vasta experiência no movimento regionalista. Trata-se de uma lista
que conjuga conhecimento do terreno, compromisso com a população da freguesia e
uma vontade clara de servir Celavisa.


“Candidato-me com o mesmo espírito de serviço de sempre, com disponibilidade para
ouvir e com a vontade de continuar a dar o meu contributo à freguesia”, afirma a
candidata, para quem “a confiança das pessoas é o maior estímulo para continuar este
caminho”.


Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil e recandidato ao cargo pelo
PSD, enalteceu o percurso e a postura da candidata, sublinhando “o trabalho sólido,
competente e responsável que Rosário Oliveira tem vindo a desenvolver ao longo dos
anos”. “É uma candidata “conhecedora da realidade da freguesia, com provas dadas e
com uma postura de diálogo e cooperação, quer com a população, quer com o
Município”, referiu.


Com esta candidatura, o PSD reafirma a sua confiança numa liderança próxima e
experiente, capaz de continuar a valorizar a freguesia e a responder aos desafios
presentes e futuros de Celavisa.

Fundação abre novo Concurso para o Hospital S. João na Lousã

0

Anterior ficou deserto.

O concurso internacional, com o valor previsto de 5,9 milhões de euros, fechou sem qualquer proposta. A Fundação decidiu abrir novo procedimento concursal aumentando a previsão de custos para os 6,76 milhões de euros.

As obras permitirão criar um total de 100 camas no antigo Hospital S. João, onde funcionou o Centro de Saúde.

57 destinam-se a Residência para Pessoas Idosas e assenta no processo iniciado pela Santa Casa da Misericórdia.

Para Unidade de Cuidados Continuados de Convalescença serão 43 camas. Os cuidados de convalescença garantem os cuidados de saúde imediatos após tratamento no Hospital da Universidade de Coimbra, antes do doente ter condições para ir para o domicílio ou para uma resposta menos especializada.

O edifício vai ter uma pequena ampliação ficando com um total de 4.550 m2.

Para possibilitar uma reabilitação adequada a Unidade de Cuidados de Saúde terá uma piscina interior aquecida.

Como é público o governo de António Costa / ARS chumbou a candidatura apresentada pela Fundação ADFP com o falso argumento de que a Lousã não precisava de Cuidados Continuados.  Se esta candidatura não tem sido chumbada pela ARS de Coimbra a obra estaria agora quase concluída e prestes a receber doentes.

Foi evidente para todos que o governo (e a ARS), que governou até março de 2024, impediu a abertura do Hospital Compaixão e perseguiu a Fundação em várias situações, da agricultura à saúde.

As obras deverão estar concluídas em 2026.

Parece evidente que o PRR lançado em 2021 foi gerido de forma deficiente e que está com um imenso atraso na execução, situação agravada agora por falta de empresas e recursos humanos.

A Fundação ADFP lamenta este atraso e tudo fará para responder às necessidades das pessoas do concelho da Lousã.

O prazo para apresentação das propostas é de 30 dias.

Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede inicia nova etapa para o setor agrícola

0

A primeira reunião decorreu na quinta-feira, 03 de julho.

A primeira reunião do Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede realizou-se na quinta-feira, dia 03 de julho, com o objetivo de reforçar a articulação entre o Município e os principais agentes do setor agrícola local.


A reunião contou com a presença das entidades que integram este Conselho Municipal de Agricultura: o Município de Cantanhede, a CCDR Centro, a ESAC (Escola Superior Agrária de Coimbra) em representação do Instituo Politécnico de Coimbra, a Ad Elo – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, a Adega de Cantanhede, a Cooperativa Agrícola da Tocha, a Cooperativa Agrícola de Cantanhede, a Lactogal, bem como um representante da Assembleia Municipal e um representante das Juntas de Freguesia do concelho.


Na abertura da sessão, o vereador com o pelouro da Agricultura, Adérito Machado, destacou a importância estratégica da criação deste Conselho, que “resulta da necessidade de envolver os agentes da área agrícola do concelho de Cantanhede”, permitindo dar visibilidade aos problemas e necessidades do setor, enquanto se fomenta a promoção da atividade agrícola como pilar essencial do desenvolvimento local.


Todos os participantes enalteceram a iniciativa da autarquia na criação deste novo órgão de consulta, informação e cooperação, agradecendo o convite para dele fazerem parte.

Os presentes reafirmaram ainda a sua total disponibilidade para colaborar de forma ativa, com vista ao reforço da coesão territorial, à valorização do território e à promoção do desenvolvimento sustentável do meio rural no concelho de Cantanhede.


“Este novo espaço de diálogo e planeamento conjunto pretende contribuir para o fortalecimento da agricultura no concelho, promovendo sinergias entre os diversos intervenientes e definindo estratégias de atuação que potenciem os recursos endógenos, a inovação e a sustentabilidade” referiu Adérito Machado.


A reunião decorreu num clima de entusiasmo e compromisso, evidenciando um sinal claro de que este Conselho Municipal de Agricultura será um instrumento dinâmico e eficaz na resposta aos desafios atuais e futuros do setor agrícola em Cantanhede.

Montemor-o-Velho é vice-campeão do Campeonato VirtuALL Battle 2025

0

Os Seniores em Movimento estão imparáveis! No passado dia 25 de junho, meia centena de seniores, em representação do Município de Montemor-o-Velho, participou no Campeonato VirtuALL Battle 2025, levando consigo boa disposição, espírito de equipa e muita vontade de conviver.

Na 2ª edição da iniciativa promovida pela AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, que decorreu no Pavilhão Municipal de Mira, a comitiva montemorense conquistou o 2º lugar por equipas, sagrando-se vice-campeã da competição.

A equipa de Montemor-o-Velho, composta por 12 participantes nos desafios e uma claque entusiástica de 38 elementos, foi ainda distinguida com um prémio no jogo-surpresa “GeoAtlântico – Rotas do Património”, destinado ao participante mais rápido e certeiro, valorizando o conhecimento, a destreza e o trabalho das técnicas envolvidas.

A chefe do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, Célia Craveiro, acompanhou a delegação montemorense dos Seniores em Movimento que viveram mais uma experiência enriquecedora, promotora de um envelhecimento ativo, saudável e participativo.

A edição de 2025 contou com a participação de mais de 250 seniores dos municípios de Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, que realizaram desafios tecnológicos como o TABLET, PEPE e Oculus Quest 2, treinando competências cognitivas, físicas e sociais com recurso às novas tecnologias.

CLDS 5G “Lousã +Social” dinamiza sessão sobre“Finanças Pessoais para Todos”, em parceria com a Deco

0

Iniciativa decorreu no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.

O CLDS 5G “Lousã +Social”, em parceria com a DECO, promoveu a sessão “Finanças Pessoais para Todos”, que decorreu no Museu Álvaro Viana de Lemos e contou com a participação ativa de 40 pessoas.

Esta iniciativa está integrada na Ação 7 – “De Braço Dado” do Plano de Ação do projeto, e teve como principais objetivos aproximar os serviços públicos da população e desenvolver competências pessoais e sociais junto das pessoas e famílias, com especial atenção a situações de vulnerabilidade social extrema.

A ação visou ainda promover a inclusão social, através da ativação de direitos e da articulação com entidades da Rede Social e sociedade civil.

O projeto CLDS 5G “Lousã +Social” é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+), pelo Portugal 2030 e União Europeia, através da iniciativa “Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si”.

Festival de folclore junta 300 participantes de 10 países diferentes em Cantanhede

0

O FOLK Cantanhede – Semana Internacional de Folclore vai decorrer de 5 a 13 de julho com grupos de uma dezena de países de três continentes.


Este ano, este evento certificado pelo CIOFF (Comité Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), conta com a participação de grupos vindos de países como a Albânia, Argentina, Bulgária, Chéquia, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Costa Rica, Polónia e Espanha, sendo a presença portuguesa assegurada pelo Cancioneiro de Cantanhede, que organiza.


“A agenda do CIOFF Mundial e consequentemente do FOLK Cantanhede encontra-se atualmente bem alinhada com as Nações Unidas na promoção da Paz, através do diálogo, da tolerância, da compreensão para com o outro! Atrevo-me até a referir que o mundo deve urgentemente apostar numa estratégia de “Rehumanização”, colocando o bem-estar das pessoas no centro das atenções.

É com este sentido de responsabilidade que o FOLK Cantanhede organiza esta XVIII edição provando aos mais céticos que é possível viver em comunidade, respeitando a diferença do outro, independentemente da cor da pele, da raça, da ideologia ou da religião”, refere Paulo Marques, que preside ao Cancioneiro de Cantanhede e à comissão executiva do Folk.


Ao longo das 17 edições já passaram um total de 131 grupos de 69 países, ao longo de quase duas décadas.


Segundo a organização, a expectativa é manter o patamar de 55 mil espetadores ao longo de 30 espetáculos, que terão lugar em todas as freguesias do concelho de Cantanhede, bem como em municípios vizinhos como Montemor-o-Velho (Arazede) e Vagos.


O espetáculo de abertura do 18.º Folk Cantanhede está agendado para o dia 5 de julho em Ançã, seguindo-se mais três grandes galas, no dia 6 de julho em Febres, dia 11 na Tocha e no dia 12 em Cantanhede.

Com forte envolvimento da comunidade e dezenas de voluntários, o festival conta também com o Espaço Folk e o Festival Internacional de Marionetas, sendo um exemplo de evento solidário, inclusivo e diferenciador, com o apoio de várias entidades, incluindo o Município de Cantanhede, Turismo de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Centro.

Vouzela: Dois detidos por tráfico de estupefacientes

0

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Viseu, no dia 1 de julho, deteve dois homens de 34 e 41 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Vouzela.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorria há cerca de um mês, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que resultaram no cumprimento de quatro mandados de busca, nomeadamente três domiciliárias e uma em veículo.

A operação culminou na detenção dos suspeitos e na apreensão do seguinte material:

  • 147,7 doses de heroína;
  • 18,3 doses de cocaína;
  • 13,3 doses de haxixe;
  • Material de corte e divisão do produto estupefaciente;
  • Utensílios dissimulados para ocultação de estupefacientes;
  • Outros objetos relacionados com a prática do ilícito.

Os detidos, com antecedentes criminais pela prática de ilícitos da mesma natureza, foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Viseu.

Câmara Municipal de Cantanhede tem a decorrer a segunda fase de candidaturas ao transporte escolar

0

Até ao final do mês de julho.

A segunda fase de candidaturas para o transporte escolar em Cantanhede está aberta até ao dia 31 de julho, para o ano letivo 2025/2026. As candidaturas feitas fora do prazo terão o serviço de transporte atribuído, no entanto, apenas a partir do mês de outubro, dependendo da data de submissão e aprovação, que pode ocorrer antes ou depois do dia 15 de cada mês.


A Câmara Municipal assegura gratuitamente o acesso ao transporte escolar a todos os alunos até aos 23 anos, residentes no concelho de Cantanhede, entre o local de residência e o local do estabelecimento de ensino, desde que reúnam os requisitos definidos no Plano Municipal de Transporte Escolar.


Este ano letivo, o transporte vai ser assegurado pela empresa Busway, à qual foi atribuída a concessão do serviço público de passageiros regular de modo rodoviário na Região de Coimbra.


A requisição do transporte escolar é indispensável e de renovação anual, com as candidaturas a serem feitas através da plataforma SIGA Edubox para alunos do 5.º ao 12.º ano. Quem não tiver credenciais ou as tiver perdido deve enviar um email para transportescolar@cm-cantanhede.pt com os dados do aluno e do encarregado de educação.


No início do ano letivo 2025/2026, com a nova concessão da CIM -Região de Coimbra à Busway, todos os passes escolares deverão ser substituídos. Os alunos que utilizaram transporte em 2024/2025 devem candidatar-se para garantir a emissão e ativação do passe com o novo operador.


Para receber o passe, o aluno deve dirigir-se à operadora para efetuar o pagamento da comparticipação familiar. A ativação do serviço é mensal e deve ser feita até ao dia 15 do mês anterior, pela plataforma SIGA Edubox.

Todas as informações podem ser consultadas através do link https://www.cm-
cantanhede.pt/…/3066/transportes-escolares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS