O Município de Arganil e a ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto vão assinalar, na aldeia da Benfeita, os 80 anos sobre o fim da II Guerra Mundial com um programa evocativo centrado na temática da Paz, que decorrerá entre os dias 6 e 11 de maio de 2025.


Foi a 7 de maio de 1945 que a Torre Sineira da Benfeita — mandada construir por Mário Mathias — tocou pela primeira vez, com 1620 badaladas, celebrando a rendição do
exército alemão e o fim do maior conflito armado do século XX.

Desde então, esta torre permanece como um símbolo singular da Paz, cuja memória se mantém viva no coração da população.


Para assinalar esta efeméride, o programa de celebrações pretende não só homenagear a história e o legado deste lugar emblemático, mas também refletir sobre os desafios da construção da Paz no mundo atual.


Um dos momentos centrais será o Seminário «A Arte da Paz», que terá lugar na aldeia da Benfeita, no dia 7 de maio, pelas 11 horas.


Esta iniciativa, que assinala a abertura oficial da Festa da Paz, será presidida pela Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Isabel Xavier, e reunirá diferentes vozes e perspetivas numa reflexão conjunta sobre a importância de preservar e promover a Paz, ontem como hoje.