O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou a candidatura do Município de Arganil, “Biobairros a compostar!”, inserida no âmbito do Regulamento do Programa “RecolhaBio – Apoio à Implementação de projetores de Recolha Seletiva de Biorresíduos”, do Fundo Ambiental.
Esta é uma das 15 candidaturas aprovadas na Região de Coimbra.
Esta candidatura visa implementar um projeto de compostagem comunitária que permita consciencializar os cidadãos para valorização dos biorresíduos produzidos, transformando-os em composto. É ainda pretendido dar continuidade à estratégia de reciclagem na origem dos biorresíduos produzidos no concelho, através da implementação de soluções de compostagem doméstica e comunitária, iniciadas com o projeto Compostar é Reciclar, aprovado em 2020 pelo POSEUR e que consiste na instalação de compostores domésticos nos alojamentos em que tal seja idealmente possível e de duas ilhas de compostagem comunitária, uma em Benfeita e outra em apoio ao serviço de espaços verdes do Município.
O projeto “Biobairros a Compostar” pretende abranger a comunidade de uma forma integrada, através da instalação de sistemas comunitários passíveis de ser utilizados pelos cidadãos cujos alojamentos não permitam a instalação de compostores, reforçando ainda as duas ilhas já instaladas.
As ideias fundamentais são sensibilizar e capacitar os cidadãos e as entidades para as mudanças à entrada em vigor do novo Regime Geral de Gestão de Resíduos, que a partir de 2024 obriga à recolha seletiva ou separação e reciclagem na origem dos bioresíduos produzidos.
O projeto contempla assim a aquisição de equipamentos de compostagem comunitária e respetivos acessórios, instrumentos de controlo e de medição, ações de sensibilização e comunicação, com conceção e produção de material de divulgação e comunicação, de forma a motivar a comunidade de Arganil e Coja e, ainda, formação e capacitação dos utilizadores e responsáveis pelos compostores, um apoio essencial na operacionalização e sustentabilidade do projeto.