A Apresentação da Exposição “Primaveras Estudantis: Da crise de 1962 ao 25 de Abril”, que se realiza esta quarta-feira, pelas 16h30, no Café-Concerto do Convento São Francisco.

A Exposição “Primaveras Estudantis: Da crise de 1962 ao 25 de Abril”, organizada pela Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril e coordenada por Álvaro Garrido, professor de História da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, vai estar em exibição em vários espaços do Convento São Francisco (Sala do Capítulo, Galeria Pedro Olayo (filho) e Corredor do piso 0) de 10 de dezembro de 2022 a 25 de abril de 2023, de quarta a segunda-feira, das 15h00 às 20h00.

No dia 24 de março de 1962, o Estado Novo proibiu as comemorações do Dia do Estudante. Foi nesse momento que a contestação estudantil se transformou numa verdadeira crise académica, assumindo novos traços e conteúdos de luta: manifestações, greves às aulas, confrontos com a polícia, greve de fome e ocupações, entre outras formas de protesto em resposta à repressão crescente por parte do regime. É a memória dessa resistência que esta exposição procura retratar. Seis décadas depois, o visitante é desafiado a percorrer a história destas “Primaveras Estudantis” que abalaram a ditadura e formaram civicamente várias gerações de portugueses.