Os atletas André Pereira (Santa Tecla), em masculinos, e Solange Jesus (Sp. Braga), em femininos, saíram vitoriosos da 47.ª Remax White S. Silvestre Coimbra, competição que incluiu a Caminhada e Mini S. Silvestre Sanfil Medicina.
Com 4.000 atletas na linha de partida, a 47.ª Remax White S. Silvestre Coimbra voltou a fechar o ano desportivo em termos de corridas de estrada, com André Pereira, da Santa Tecla, a somar a segunda vitória consecutiva na prova organizada pela Escola de Atletismo de Coimbra/AR Casaense, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC).
Sob os auspícios da ADAC, a Remax White S. Silvestre Coimbra começou mais cedo, ao início da tarde, com a participação eletrizante dos mais jovens, os quais mostraram a sua raça Mini S. Silvestre Sanfil Medicina. Ao longo da tarde, foram dezenas de jovens atletas que evidenciaram os seus dotes, servindo de aperitivo para os momentos altos da noite, bastante apetecível para a corrida e caminhada, uma vez que o S. Pedro também foi um “patrono” de peso.
Depois de ter logrado o triunfo o ano passado com as cores do Sport Lisboa e Benfica, André Pereira voltou a ser o mais rápido na edição deste ano, com o tempo total de 29m15s para completar os 10 km do traçado, com partida e chegada na Rua Infanta D. Maria.
Na clássica prova que juntou os que correm pela competição e os que caminham apenas pelo divertimento, o agora atleta em representação da Santa Tecla encarou a Remax White S. Silvestre Coimbra como um treino mais rápido, relegando para a segunda posição David Silva, do Sp. Braga, a 13 segundos de distância.
«Encarei esta prova como um treino sem descurar, naturalmente, a diversão, porque as corridas são isso mesmo, além de a terminar em 29 minutos, se bem que o grande segredo foi enfrentar sem grande dificuldade os cerca de quilómetro e meio de subida e, obviamente, imprimir um ritmo mais acentuado desde a linha de partida», disse André Pereira, elegendo «os 10 quilómetros da Figueira da Foz para o próximo ano».
O padrinho da 47.ª Remax White S. Silvestre Coimbra, Hermano Ferreira, da Escola de Atletismo de Coimbra/JPaiva, encerrou a participação na terceira posição – primeiro veterano M40 –, a 1m45s do vencedor. Ex-atleta de alta competição, Hermano Ferreira, que representou os maiores clubes nacionais, nomeadamente Benfica, Skoda, Maratona, Conforlimpa, Maratona e Sporting, terminou a carreira no clube da cidade, a Escola de Atletismo de Coimbra/AR Casaense, tendo-se sagrado campeão nacional e europeu, individual e coletivamente, por diversas ocasiões.
Brilhantes foram as prestações de Francisco Graça e Afonso Oliveira, ambos do Centro Popular de Trabalhadores de Sobral de Ceira, fecharam a 47.ª Remax White S. Silvestre Coimbra na 4.ª e 5.ª posição, a 2m45s e 2m57s do vencedor, respetivamente.
Na 6.ª posição terminou Cristiano Oliveira, da Escola de Atletismo de Coimbra/JPaiva, a 3m09s, cabendo a Steven Sá, do Gil Vicente Futebol Clube, ocupar o 7.º posto, a 3m15s. Já Hélder Lopes, do DCI/Trilhos Luso Bussaco, foi 8.º, a 3m36s, com Filipe Leite, da Académica de Coimbra, em 9.º. a 4m05s. Vítor Almeida, a participar na qualidade de Individual, encerrou o “top 10, a4m39s do vencedor.


Atleta bracarense chega ao “penta” em Coimbra
Em femininos, Solange Jesus, do Sp. Braga, voltou a ser a mais rápida, a cumprir os 10 km, saindo de Coimbra com o triunfo na prova da Escola de Atletismo de Coimbra/AR Casaense por cinco vezes. A jovem do clube bracarense é cada vez mais uma atleta que se identifica com a cidade de Coimbra, impondo-se com determinação o desafio que lhe foi proposto, e terminar com o tempo total de 34m04s.
«Estou muito feliz por ter conquistado em Coimbra o meu quinto triunfo na Remax White S. Silvestre. Também estou feliz por dar continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido e, ainda por cima, em Coimbra, que tão bem me sabe receber. A S. Silvestre de Coimbra acentua todos os anos os índices elevados do ponto de vista organizativo, numa estrutura superiormente liderada por Luís Gaspar. Coimbra está de parabéns», sublinhou Solange Jesus.
Face ao brilhantismo tributado por Solange Jesus, a segunda classificada, na circunstância Rafaela Fonseca, em representação do Beira-Mar, ficou na segunda posição, com o tempo de 35m33s, com sua companheira de equipa aveirense, Joana Ferreira, a selar a sua participação no lugar mais baixo do pódio, a 19 segundos de diferença do lugar intermédio.
Por seu turno, Maria Andrade, a título individual, e Karen Mendes, da Academia de Condeixa, terminaram na quarta e quinta posição, com o tempo total de 40m29s e 41m13s, respetivamente, numa edição em que Focus-Tuu foi a equipa com mais atletas que chegaram ao fim, seguindo-se a Académica Triatlo e Urcar 2005 & Amigos, segundo a terceira, respetivamente.
Filipe Albuquerque não passou despercebido na S. Silvestre
Quem não faltou à chamada foi o embaixador do Desporto do Município de Coimbra. O piloto Filipe Albuquerque, sempre que pode, alinha de “alma e coração” em tudo o que possa elevar a “sua” a cidade de Coimbra. A Remax White S. Silvestre Coimbra é um exemplo disso mesmo, sustentando, embora um pouco cansado mas com um enorme sorriso estampado no rosto: «Adoro correr, assim como participar na S. Silvestre de Coimbra. Confesso que este ano foi um pouco difícil, mas o mais importante é ultrapassar os desafios».
O experiente piloto de Coimbra esteve recentemente nos treinos de pré-temporada do Campeonato Norte Americano de Resistência (IMSA) no emblemático circuito de Daytona, onde vai decorrer em janeiro a primeira corrida de 2026. Filipe Albuquerque voltou aos comandos do Cadillac da Wayne Taylor Racing para mais um desafio de enorme quilate: as 24 horas de Daytona.
Depois do sucesso da edição deste ano, também para 2026 está agendada a 48.ª edição Remax White S. Silvestre Coimbra, faltando apenas designar o dia, porque, o mês, será, com toda a certerza, em dezembro.


