A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) apresentou, esta quarta-feira, em Penacova os resultados de um teste para avaliar o desempenho dos serviços de comunicações eletrónicas e verificar a cobertura radioelétrica, entre o dia 18 e 20 de janeiro deste ano, no concelho.
Em declarações à MundialFM, o presidente da ANACOM, João Cadete, revela que foram encontradas assimetrias em Penacova, sublinhando que é urgente corrigir esta situação:
Os dados revelados não foram uma surpresa para o presidente da Câmara Municipal de Penacova:
O ano de 2025 é apontado pela ANACOM como a data em que 90% da população das freguesias estarão bem servidas ao nível das comunicações. Perante este cenário, Álvaro Coimbra diz que o Município já tem vindo a ser contactado por empresas que dão um prazo mais curto:
De referir que as conclusões da ANACOM revelam que a localidade de Aveledo e ao longo da estrada de ligação a Seixo não existe disponibilidade de cobertura de rede móvel de operadores nacionais. Já nas freguesias de Carvalho e Sazes de Lorvão a cobertura é muito deficiente.