Amadora – PSP detém 1 homem por agressões a polícias

A Polícia de Segurança Pública (PSP), através da Divisão Policial da Amadora do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), no dia 13 de outubro, na freguesia da Reboleira, Amadora, procedeu à detenção de 1 homem com 29 anos de idade, por ofensa à integridade física qualificada, ameaças e injúrias.

Na sequência do jogo e dos festejos alusivos à vitória da Seleção Nacional de Cabo Verde e respetivo apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026, a PSP registou diversas reclamações de moradores relacionadas com a concentração de um elevado número de pessoas e viaturas que obstruíam a via pública, a laboração de estabelecimentos para além do horário permitido, o consumo de estupefacientes e a deflagração de artigos de pirotecnia na via pública.

Entre as 18H00 e as 22H00, foram realizadas várias ações de sensibilização e de fiscalização por parte da Polícia, com vista a pôr termo às situações reportadas e a restabelecer a normalidade nos locais mais críticos.

Pelas 22H00, na Avenida Dr. José Pontes, na Reboleira, durante o acompanhamento do encerramento de um estabelecimento que se encontrava a laborar fora do horário permitido, um grupo de cerca de duas centenas de pessoas recusou-se a acatar as ordens legítimas da PSP, adotando uma postura hostil e iniciando diversos atos de desordem pública, nomeadamente a prolação de injúrias e ameaças contra os polícias e o arremesso de garrafas e pedras na direção da Polícia.

Perante a escalada de violência e o perigo iminente para a integridade física dos polícias e de terceiros, foi necessário recorrer a meios de baixa potencialidade letal, nomeadamente à utilização de munições menos letais, como meio de advertência e na direção dos indivíduos que se encontravam a agredir os polícias, de forma a cessar aquelas condutas ilícitas.

A pronta intervenção da PSP permitiu restabelecer a ordem e garantir a segurança pública, não havendo, até ao momento, registo de quaisquer feridos resultantes da atuação policial.

Durante a operação foi possível proceder à detenção de um dos principais incitadores à violência, por ter injuriado, ameaçado os polícias e arremessado diversos objetos contra os mesmos.

Concluídas as diligências policiais, foi dada voz de detenção ao suspeito, que recolheu às salas de detenção do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, tendo sido hoje presente à Autoridade Judiciária competente.

A PSP continuará presente e tudo fará para garantir um ambiente seguro e protegido em todos os territórios da nossa área de responsabilidade, continuando constante e permanentemente comprometida no combate a este tipo de criminalidade, consciente do flagelo que a mesma representa em termos de degradação do sentimento de segurança dos cidadãos da comunidade que servimos.

0