A adesão à greve dos trabalhadores da função pública na recolha de resíduos sólidos era às 07:00 de hoje de 80% a nível nacional.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins tinha dito que a adesão à greve paralisou a recolha noturna do lixo em pelo menos nove concelhos.

Os funcionários públicos estão em luta hoje, com uma greve e uma concentração, pela valorização dos salários e das carreiras. O Dia Nacional de Luta convocado pela Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, é o primeiro protesto no setor desde o início da pandemia da covid-19.

O dia nacional de luta realiza-se em defesa de aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores, da valorização das carreiras, da revisão da Tabela Remuneratória Única, pela revogação do SIADAP e em defesa de melhores serviços públicos.

A concentração junto ao Palácio da Ajuda, que não será precedida de desfile, deve juntar cerca de mil trabalhadores de todo o país, cumprindo as necessárias regras de distanciamento social, segundo a Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.