A AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (associação privada sem fins lucrativos e reconhecida como de Utilidade Pública www.adelo.pt) foi pioneira na conceção e implementação do “VirtuALL”, tendo assumido com os municípios do seu território de intervenção uma visão comum na operacionalização de respostas diferenciadoras e inovadoras em termos nacionais, que se materializam num verdadeiro ecossistema para a promoção do envelhecimento ativo, saudável, participativo e interativo.

O “VirtuALL”, em desenvolvimento desde 2019, tem por base uma iniciativa assente na coesão social e territorial, única em Portugal, que promove a qualidade de vida da população idosa dos municípios de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, por meio da combinação da inovação social com a inovação tecnológica.

O “VirtuALL” objetivou-se assim na criação e desenvolvimento de diferentes produtos e atividades, assentes na melhor evidência científica disponível e em metodologias ativas de participação, que visam a capacitação e o empowerment da pessoa idosa através da informação e do apoio para a adoção de um estilo de vida saudável, no aumento de competências digitais e na promoção da sua vida ativa na sociedade.

As soluções tecnológicas (Physiosensing, do PEPE – Portable Exergame for Elderly People, do Oculus Quest 2, Bubble Robot e tablets) potenciam o princípio de inovação social, de equidade e igualdade de oportunidades, uma vez que independentemente das dificuldades físicas e cognitivas apresentadas pela pessoa idosa a interação com essas soluções tecnológicas são possíveis. É, assim, através da realidade aumentada, da realidade virtual, dos serious games em 2D/3D e da robótica que se otimiza as potencialidades físicas, cognitivas e sociais da pessoa idosa, sempre com atividades dinâmicas, divertidas e lúdicas realizadas de forma descentralizada nos seis municípios.

Reconhecimento/Futuro:

O “VirtuALL” já foi reconhecido a nível nacional e europeu encorajando-nos a dar continuidade ao trabalho realizado, contribuindo para uma posição competitiva, distinta e significativa do território abrangido.

O “VirtuALL”, disponível para a pessoa idosa de forma gratuita, necessita de um envolvimento institucional forte que dê as garantias de sustentabilidade, traduzindo-se num benefício público para a toda a comunidade local. Temos a premissa base de manter vivo o ecossistema criado e de consolidar a estratégia de redução das assimetrias locais através de uma atuação coerente, para que o “VirtuALL” se torne, ao longo do tempo, numa resposta ainda mais robusta aos desafios endereçados pelo envelhecimento, numa intervenção de proximidade que sai fortalecida na sua base de atuação.

Neste enquadramento no dia 21 de abril de 2023 pelas 14h30, em Montemor-o-Velho, será realizada a sessão pública de lançamento da “Comunidade VirtuALL”, impulsionando a consolidação e ampliação deste ecossistema a outros territórios, ADL e municípios numa perspetiva de cooperação interterritorial.