A Biblioteca Municipal de Montemor-o-Velho prepara um sábado recheado de iniciativas culturais e educativas.

Durante a manhã, entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se a atividade “O meu papagaio voa”, que convida famílias com crianças dos 5 aos 10 anos a construir papagaios de papel e, no final, encher o céu de cor num momento de partilha criativa.

A participação é gratuita, mas requer reserva prévia através do e-mail biblioteca@cm-montemorvelho.pt ou do telefone 239 687 040.

A partir das 15h, a programação prossegue com a palestra “Viver à volta de um Mar Interior: Proto-história de Montemor-o-Velho”.

A sessão será conduzida por Sara Almeida, contando ainda com a participação de Flávio Imperial, e promete dar a conhecer como era o Baixo Mondego durante a Pré-história, bem como os vestígios que chegaram até aos nossos dias. A entrada é livre.

Sobre Sara Almeida:

É arqueóloga e investigadora do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP). É mestre e doutoranda na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, aguardando a defesa da tese “Dinâmicas culturais na área de influência do Mondego no I milénio a.C.”, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e orientada por Raquel Vilaça. A sua investigação centra-se nas comunidades proto-históricas, com particular destaque para a cultura material da Idade do Ferro na Península Ibérica.

Participou em escavações arqueológicas em Portugal e no estrangeiro, conta com cerca de meia centena de artigos publicados, comunicações em congressos e encontros científicos e integra diversos projetos de investigação nacionais e internacionais. Desempenhou igualmente funções ligadas à valorização do património na Universidade de Coimbra, na Câmara Municipal de Coimbra e, mais recentemente, lecionou como Assistente Convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra [2023-2025].