A festa e o convívio tomaram conta do Casal Novo do Rio no fim de semana de 5 e 6 de julho, com o já tradicional Convívio do Barquense.
O vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, acompanhado pelo presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, marcou presença no evento, que reuniu antigos e atuais moradores, entidades e muitos amigos, numa celebração que acontece na rua e reforça o espírito comunitário e de partilha.
Este ano, nove barquenses nascidos no último ano foram distinguidos no habitual momento de celebração do futuro: a Homenagem ao Barquense.
A festa, organizada por Susana Moço, Ana Ferreira e Manuel Grou, desafiou os moradores a decorarem as casas e as ruas com a temática das vindimas, dando ainda mais cor e vida à Barca — nome pelo qual era conhecido antigamente o Casal Novo do Rio, por ser local de travessia entre as margens do rio Mondego.
O almoço e jantar de convívio, a missa campal, as atuações do Rancho Folclórico, da Marcha da Carapinheira, das Concertinas do Mondego e muita animação ao ar livre marcaram o fim de semana festivo.
Para o próximo ano, a organização do Convívio do Barquense ficará a cargo de Carla Serrano, Nuno Fernandes, Elisabete Marques e Pedro Cavaleiro.