Considerando a necessidade de mobilizar recursos humanos necessários ao reforço do dispositivo do plano de contingência da Covid-19, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, decidiu suspender a atividade cirúrgica programada, convencional e ambulatória, que ocorra no bloco operatório central, com exceção de doentes oncológicos, urgências diferidas e doentes muito prioritários.
As consultas externas subsequentes, sempre que o doente reúna critérios para o efeito, deverão ser preferencialmente substituídas por teleconsultas ou consultas não presenciais.
Ficam também suspensas, no pólo HUC, as atividades presenciais dos alunos da Universidade e das Escolas Superiores de Enfermagem e de Tecnologias da Saúde de Coimbra, com exceção dos alunos do 6º ano de mestrado integrado de medicina, alunos dos cursos de especialidade em enfermagem e alunos cuja suspensão do ensino clínico comprometa a conclusão do curso.
Todas estas medidas serão objeto de revisão em função da forma como a situação evoluir. O presidente da Câmara diz que a autarquia está atenta à situação e preparada para ajudar no que for preciso.
Em declarações ao “Notícias de Coimbra”, Manuel Machado garante que a Câmara não vai alienar as suas responsabilidades:
Coimbra é um dos concelhos em risco muito elevado de contágio, a par de Arganil, Cantanhede, Condeixa, Góis, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Mortágua, Penacova, Penela e Soure. Figueira da Foz, Lousã e Montemor-o-Velho apresentam risco elevado e VN Poiares, Tábua e Oliveira do Hospital estão em risco extremamente elevado. No território da CIM Região de Coimbra, apenas a Pampilhosa da Serra apresenta risco moderado.
A nível nacional, o número de concelhos em risco extremo de transmissão da covid-19, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes, quase que duplicou, passando de 30 para 56, segundo a lista atualizada divulgada ontem pelo Governo.
O número de concelhos em risco muito elevado, entre 480 e 960 casos por 100 mil habitantes, também subiu, de 79 para 132. Em sentido inverso, estão os concelhos em risco elevado, cujo número desceu para 65, enquanto que, em risco moderado, há apenas 25 municípios, como já referi.