O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) será palco do concerto “Revolução”, do Grupo de Música Contemporânea Síntese, no dia 31 de maio, às 18h00.


Este espetáculo integra a programação do “Tanto Mar!” de maio do MMI.


Neste concerto, o Grupo Síntese apresenta um programa composto exclusivamente por obras encomendadas e estreadas em 2024, para celebrar os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974. Depois do concerto, realiza- se uma conversa com o público, em que a compositora Ângela da Ponte convida ao debate do papel das mulheres compositoras na atualidade, em
Portugal.


O trabalho do Grupo Síntese é financiado pelo Ministério da Cultura para os anos de 2023 a 2026. Os bilhetes, com um valor de três euros, podem ser levantados no Museu Marítimo de Ílhavo, na Casa da Cultura de Ílhavo e na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.


Também neste dia, entre as 10h00 e as 13h00, realiza-se a última sessão do ciclo de formações em torno da Literacia do Oceano, com o tema “Conhecer e Proteger a Ria de Aveiro”, dirigida à comunidade docente e outros interessados.

A formação será dinamizada por Ana Sousa, bióloga e investigadora do CESAM/Universidade de Aveiro.


Esta formação de curta duração é certificada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro.

A inscrição pode ser feita através do site https://cfaecivob.pt/wp/.


Já à noite, pelas 21h00, o Navio-Museu Santo André, volta a receber nova “tripulação”, dos 8 aos 12 anos, para pernoitar no navio.

Mas antes, os enigmas terão de desvendar para o tesouro encontrar.


Para mais informações ou inscrições, os interessados devem contactar o Museu através do e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.te ou do contacto telefónico 234 329 990.