[EM ATUALIZAÇÃO]

O Conselho de Ministros reuniu-se, esta quinta-feira, depois da renovação do estado de emergência por mais oito dias, até 15 de janeiro.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que há medidas mais restritivas a partir já deste fim de semana. Assim, “no próximo fim de semana se aplicarão por igual a todos os concelhos do país com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes a proibição de deslocações entre concelhos e recolher a partir das 13h00. Medida só não se aplica a 25 concelhos”.

Os 25 concelhos que se encontram no nível de risco moderado, com menos de 240 casos de infeção por 100 mil habitantes acumulados a 14 dias, são Alcoutim, Aljezur, Almeida, Arronches, Barrancos, Carrazeda de Ansiães, Castanheira de Pêra, Castelo de Vide, Coruche, Ferreira do Alentejo, Freixo de Espada à Cinta, Lagos, Manteigas, Monchique, Odemira, Pampilhosa da Serra, Proença-a-Nova, Resende, Santiago do Cacém, Sardoal, Sernancelhe, Sines, Torre de Moncorvo, Vila de Rei e Vila do Bispo.

António Costa adianta que esta quinta-feira o número de novos casos de Covid-19 andará novamente perto dos 10 mil.

O primeiro-ministro adianta que poderão ser tomadas medidas novas já no dia 12 de janeiro, depois da reunião com o Infarmed.

Oiça a conferência do primeiro-ministro na íntegra: