No passado sábado, cerca de 250 pessoas reuniram-se na “Páscoa é em Janeiro”, o célebre convívio que mobiliza a comunidade local e visitantes, em torno de uma bonita atmosfera marcada por reencontros, boa disposição e o espírito genuíno das tradições serranas.


Logo pela manhã e alheios à chuva, os mais resistentes desfrutaram da habitual caminhada ao longo de PR4 – Caminho do Xisto de Janeiro de Baixo, antes do animado almoço-convívio que encheu a sede da Casa do Povo desta localidade.


O Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio, esteve presente na ocasião, considerando que esta iniciativa é “um exemplo notável da vitalidade e do espírito comunitário que continuam bem vivos nas aldeias do concelho”.


Este e muitos outros convívios que se realizaram um pouco por todo o concelho no fim- de-semana de Páscoa, são “fundamentais para fortalecer os laços entre os que cá vivem e os que, por motivos diversos, estão fora, mas nunca deixaram de sentir as suas raízes”, disse Jorge Custódio, acrescentando que são também “uma prova do espírito serrano e de que há um orgulho coletivo nas tradições e na identidade do território”.


A iniciativa “A Páscoa é em Janeiro” ficou marcada pela arruada e receção aos participantes por parte dos Bombos de Dornelas do Zêzere, pelas atuações do Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra e de António Vaz, e ainda por um delicioso momento de degustação de Filhó Espichada.


A organização esteve a cargo da Junta de Freguesia de Janeiro de Baixo e da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.