A bailarina e coreógrafa Leonor Barata junta-se este fim-de-semana às comemorações dos 10 anos dos Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

Apresenta no próximo sábado, dia 19 de Abril, o espectáculo “Ver a Odisseia para chegar a Ítaca”, que acompanha a mítica viagem de Ulisses no seu regresso a casa.

Ocasiões especiais pedem acontecimentos especiais. Afastada dos palcos há mais de três anos, Leonor Barata aceitou o convite lançado pel’A Escola da Noite e volta a apresentar no TCSB “Ver a Odisseia para chegar a Ítaca”, espectáculo que estreou em 2016, no âmbito dos Sábados para a Infância, na sequência de um conjunto de oficinas com crianças e jovens.


Partindo do texto de Homero, o espectáculo conta as aventuras de Ulisses de uma forma lúdica e divertida. “Com a palavra e com o movimento reconstruímos esta viagem clássica que acompanha o nosso herói de regresso a Ítaca e à sua Penélope e conhecemos algumas das personagens mais marcantes da história da mitologia, para compreender que parte de nós pode ainda viajar nesse mar antigo” – adianta Leonor Barata. Recomendado para crianças a partir dos 6 anos mas igualmente irresistível para os mais velhos, “Ver a Odisseia para chegar a Ítaca” conta com a participação do público, que é convidado a colaborar, ora narrando, ora comentando, ora fazendo a banda sonora.

“Pretendemos fazer a viagem juntos, porque, nas palavras de Homero, ‘leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho” – desafia a artista.


O espectáculo integra as comemorações do décimo aniversário do programa Sábados para a Infância no TCSB, do qual Leonor Barata foi uma das principais impulsionadoras, apresentando diferentes criações e dirigindo várias oficinas de dança para crianças e famílias entre 2015 e 2019. É apresentado numa sessão única a 19 de Abril, pelas 11h00, na sala principal do Teatro da Cerca de São Bernardo.

Os bilhetes têm o preço único de 5 euros e podem ser comprados na ticketline ou reservados antecipadamente pelos contactos habituais do Teatro: 239 718 238 / 966 302 488 / bilheteira@aescoladanoite.pt.

LEONOR BARATA
Nascida em 1975, Leonor Barata é licenciada em Filosofia  e pós-graduada em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra. Fez a sua formação em dança no Fórum Dança, em Lisboa, dividindo desde então a sua actividade entre a interpretação, a criação e a pedagogia artísticas.


Como intérprete, participou em “Cyrano”, de Claudio Hochman (1997); “Miss Liberty”, de Mónica Lapa (1999); “Duel”, com o Tof Theatre (2000 – 2002); “Visitas Dançadas no Museu Nacional Grão Vasco”, de Aurélie Gandit (2009-2011) e “Madame – conversas privadas em espaços públicos”, com António Alvarenga (2020), entre outros.


Como formadora, colaborou com instituições como o Centro Cultural de Belém, o CENTA, A Moagem, o Centro Cultural Vila Flor e o Teatro Viriato, tentando sempre o cruzamento das suas áreas de eleição – a filosofia e dança –, fazendo–as comunicar e promovendo o pensamento crítico sobre cada um dos assuntos a desenvolver.


Como coreógrafa, criou vários espectáculos para o público jovem, entre os quais A Menina do Mar (2004), Pretas e Vermelhas Penduradas nas Orelhas (2007), Fios e Labirintos (2010), Azul! (2012), Ver a Odisseia para chegar a Ítaca (2016) e Amor de Perdição, a partir da obra de Camilo Castelo Branco (2021). Foi responsável pelas visitas guiadas ao Centro Cultural de Ílhavo (2011), ao Teatro Académico de Gil Vicente (2012), à Casa-Museu Júlio Dinis (2017) e ao Museu Nacional Grão Vasco (2018).


Em 2021 foi eleita vereadora da Câmara Municipal de Viseu, instituição na qual é responsável pelos pelouros do património, cultura, ciência, turismo e acção social.