A próxima arena Change Makers Erasmus+, dia 5 de abril, pelas 14h30, no Garden Lounge, é dedicada ao associativismo e advocacia e pretende capacitar os jovens a serem agentes de mudança. Tem como convidados dois jovens com largo currículo em áreas como a defesa do clima e a intervenção na comunidade: Marina Gomes e Bruno Batista.

Os jovens inspiradores desta arena têm trabalho feito nas áreas de ambiente e intervenção na comunidade e é a partilha dessa experiência que trazem aos jovens mealhadenses. Mariana Gomes é conselheira do Presidente da República Portuguesa pelo Grupo de Reflexão “O Futuro Já Começou e foi, recentemente, nomeada uma das 20 jovens mais influentes do país, depois de, em 2022, ter sido selecionada uma das 20 jovens líderes da Europa pelo Departamento de Estado dos EUA.

É licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa, ativista desde 2017 e presidente e fundadora da Último Recurso, a primeira ONG de litigância climática em Portugal. Estudou alterações climáticas e liderança nos EUA com uma Bolsa Fulbright, e Direito Ambiental e Energia no Brasil. Encontra-se a frequentar uma Pós-Graduação em Direito do Ambiente, Urbanismo e Ordenamento do Território. Assessorou as Nações Unidas em minerais críticos, representa Portugal nas negociações climáticas internacionais e é Embaixadora do Pacto Ecológico Europeu.

Bruno Batista é fundador e um dos responsáveis da Associação de Inter-ajuda de Jovens «Ecoestilistas» em Marvila – Lisboa. Durante anos, tem dedicado a sua vida à promoção e oferta de atividades criativas e inovadoras para os jovens e crianças da comunidade, acreditando no poder da educação não formal e da cultura como ferramentas essenciais para um crescimento sustentável e formação de comunidades mais fortes.

O seu trabalho ultrapassa fronteiras, colaborando ativamente com associações internacionais e participando em encontros e seminários da União Europeia dedicados à promoção da juventude.

Com eles, a dinamizar a segunda parte da arena, estará Diogo Fernandes, professor de robótica 3° e 4° anos, do Agrupamento de Escolas da Mealhada, treinador de futebol de dois escalões, sub-12 e sub-15, no F.C. Pampilhosa.

Esta arena, dedicada à advocacia e ativismo, é a penúltima do projeto “Change Makers, um projeto do programa Erasmus+, que consiste em diversos encontros, designados arenas, onde os jovens discutem temas que visam a sua capacitação em diversas áreas, fomentando uma participação informada e crítica na vida democrática, inclusiva e sustentável da Europa. O projeto tem como parceiros da Mealhada os Municípios de Paredes (coordenador) e o de Pedreguer (Espanha).

Começou em 2024 e termina em maio, terminando com uma visita a Bruxelas com alguns jovens participantes.

Neste mesmo dia, a Zona 231 dinamiza, pelas19h00, na tenda junto ao Jardim Municipal, o Podcast Talentos, com os jovens talentos convidados para o 231 FEST -Festival da Juventude, que se realiza dias 2 e 3 de maio, na Quinta do Murtal, na Mealhada.