A Escola da Noite inaugura no próximo sábado, 8 de Fevereiro, no Museu Municipal de Coimbra – Edifício Chiado, a exposição comemorativa dos 10 anos dos Sábados para a Infância no TCSB.

A iniciativa reúne trabalhos produzidos pelas crianças ao longo da última década e revisita alguns dos momentos mais marcantes do projecto. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até 23 de Março.

O projecto Sábados para a Infância no Teatro da Cerca de São Bernardo nasceu em Janeiro de 2015, com o objectivo de proporcionar aos mais novos o contacto regular com as diferentes expressões artísticas.


Foi criado pel’A Escola da Noite com a cumplicidade de um conjunto de artistas da cidade e da região – Ana Biscaia, Catarina Moura, Cláudia Sousa, Joana Monteiro, Leonor Barata, Luís Pedro Madeira e Vânia Couto –, a maior parte dos/as quais continua até hoje ligada ao projecto.

Entretanto, ao longo dos anos, mais de uma centena de outros/as criadores/as e estruturas artísticas têm vindo a juntar-se ao programa, que soma mais de 300 sessões e mais de 10 mil participantes.


São dez anos de espectáculos e oficinas nas áreas do teatro, da dança, da música, da ilustração e outras artes visuais, do cinema e da literatura, destinadas a diversas faixas etárias – dos três meses de idade até à adolescência, incluindo também actividades abertas a toda a família e ao público escolar.


Com os vários formatos propostos, A Escola da Noite tem procurado estimular a relação das crianças com os objectos artísticos enquanto espectadoras, bem como a sua criatividade, o seu sentido estético e a sua expressividade, ao mesmo tempo que as convida a reflectir sobre temas importantes para o seu desenvolvimento pessoal e cívico e a exercitar o trabalho colaborativo.


Na exposição agora apresentada no Edifício Chiado, co-organizada com o Museu Municipal de Coimbra, podem ser vistos, por exemplo, alguns dos trabalhos realizados nas oficinas de ilustração de Ana Biscaia, Rachel Caiano e Helena Zália, na oficina de animação de Joana Monteiro e na oficina de grafitti de Helénio Mendes, bem como imagens de alguns dos espectáculos e oficinas de teatro e dança que fizeram parte da programação ao longo dos anos.


Para além do material exposto, o programa da exposição inclui actividades para o público familiar e para a comunidade escolar da região. Durante as próximas seis semanas, as iniciativas dos Sábados para a Infância – oficinas de ilustração com Joana Corker e Rachel Caiano, uma oficina de teatro com Hugo Inácio, uma oficina de música com Alex Lima e uma sessão de histórias com Cláudia Sousa – terão lugar dentro da própria exposição, no Museu do Chiado.

De quarta a sexta-feira, haverá sessões especiais destas iniciativas para o público escolar.


A inauguração acontece no próximo sábado, 8 de Fevereiro, pelas 11h00, com uma visita guiada pela personagem Guarda Chaves, que convidará o público a conhecer não só esta exposição mas também todo o Edifício Chiado.

Um ano inteiro de festa
A exposição, cujo programa foi apresentado em conferência de imprensa esta terça-feira, é um dos três eixos das comemorações do aniversário planeadas pel’A Escola da Noite para 2025.

Soma-se a esta iniciativa a apresentação de todos os espectáculos criados pelo Taleguinho, projecto musical de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira que nasceu no seio dos Sábados para a Infância.

Depois de “Costurar cantigas e histórias” (a primeira criação do grupo, que voltou a ser apresentada no TCSB no passado dia 11 de Janeiro), regressam ao palco da sala programada pel’A Escola da Noite os espectáculos “Aerograma Liberdade” (22 de Março), “Até cantar dá trabalho” (14 de Junho), “Por carreiros de almocreves” (11 de Outubro), “O Mundo ao Colo” (29 de Novembro) e “Ficar a ver estrelas” (20 de Dezembro).

Todos os espectáculos terão, na véspera da sessão destinada ao público em geral, pelo menos uma sessão dedicada às escolas.


Num terceiro eixo das comemorações – destacou Ricardo Kalash, actor d’A Escola da Noite e responsável pela programação dos Sábados para a Infância – incluem-se duas co-produções de dois novos espectáculos: na área da música, com uma nova criação do Taleguinho com estreia marcada para 27 de Setembro, e na área do Teatro, com uma nova criação de Ana Madureira, que estreará em Coimbra a 20 de Setembro, na sequência de uma residência de criação que terá lugar em Julho.


Ao longo do ano, a restante programação continuará a propor espectáculos, oficinas, histórias e outras actividades para crianças e famílias em todas as manhãs de Sábado.