Morreu, durante a madrugada desta terça-feira, o escultor João Cutileiro, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, avançou esta manhã a TSF, que cita fonte da família. O reconhecido artista português tinha 83 anos.

Segundo Ana Paula Amendoeira, diretora regional de cultura do Alentejo, o escultorestava internado com graves problemas do foro respiratório, adiantou em declarações à Lusa.

Ao longo da sua vida, João Cutileiro foi autor de centenas de obras que se encontram espalhadas por todo o país. Considerado um dos mais proeminentes escultores portuguesas, uma das suas criações artísticas mais conhecida é o Monumento ao 25 de Abril, que se encontra no Parque Eduardo VII, em Lisboa.

Conhecido por optar maioritariamente por esculpir em mármore, o seu trabalho mais polémico foi uma obra intitulada D. Sebastião, instalada em Lagos, que desafiou o Estado Novo em 1970.

João Cutileiro nasceu em Pavia, no concelho de Mora, em 1937. O artista era irmão do diplomata e escritor José Cutileiro, que morreu em maio de 2020.