O município de Tábua, localizado no interior do distrito de Coimbra, promoverá nos dias 22 e 23 de fevereiro a “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”, uma feira que destacará um projeto inovador para apoiar os produtores locais: a criação de uma incubadora para a produção de queijo.
Este projeto envolve várias entidades, incluindo a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) e a Estrelacoop, e tem como objetivo a valorização do queijo certificado da região.
A incubadora, que será construída ainda no primeiro semestre de 2025, com um investimento de cerca de 700 mil euros, visa apoiar os produtores, permitindo que certifiquem seus queijos e também proporcionando aos visitantes uma experiência única de produção do próprio queijo, que será possível recolher após um período de maturação de 40 dias.
Além disso, a feira contará com 170 expositores de queijos, enchidos, artesanato e outros produtos locais, e apresentará também uma montra vínica com vinhos de diversas regiões de Portugal.
A edição deste ano tem a expectativa de atrair cerca de 30 mil visitantes, superando o número de 20 mil registrados em 2024.
A feira também marcará o início da Semana Gastronómica do Borrego Serra da Estrela, que ocorrerá de 21 de fevereiro a 4 de março.
O evento visa não só promover a gastronomia local, mas também dinamizar o setor rural e atrair mais pessoas para a produção agrícola e de queijo na região.