O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, esteve esta quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Montemor-o-Velho para formalizar a atribuição de um apoio de cinquenta mil euros ao Atlético Clube Montemorense (ACM) para financiamento da construção de uma bancada coberta no Complexo Desportivo das Lages.

Enaltecendo a importância do ACM, que tem realizado “um trabalho inequívoco para a comunidade, abrangendo cerca de 850 atletas com formação em diversas modalidades desportivas, como futebol, natação e ginástica artística”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho sublinhou que, “a par do mérito do projeto, a assinatura deste contrato vem também premiar o trabalho e as soluções que as direções do ACM têm desenvolvido. Os jovens têm oportunidades da prática do desporto graças a esta coletividade que merece o nosso respeito e admiração”, reiterou.

Emílio Torrão destacou ainda a atuação Hernâni Dias “pelo trabalho que desenvolveu enquanto autarca e agora enquanto Secretário de Estado”, sempre pautado pela procura “de soluções construtivas”, honrando o espírito do municipalismo e contribuindo para a valorização dos autarcas.

Para o presidente da direção do ACM, Filipe Carraco dos Reis, este é um “voto de confiança” para “mais um investimento que estamos a fazer e que vai melhorar as condições de conforto e segurança da infraestrutura” do Complexo Desportivo das Lages. “É mais um passo no caminho que temos estado a trilhar. Espero que na próxima primavera a bancada coberta possa estar pronta” para utilização, acrescentou.

Com a convicção de que este financiamento vai possibilitar o desenvolvimento de um projeto “relevante no impacto que vai provocar na comunidade de Montemor-o-Velho”, Hernâni Dias enfatizou que estas iniciativas são capazes de “conciliar vontades para se atingir objetivos comuns: a vontade do governo central, da autarquia e do movimento associativo para fazer a diferença no território, criando melhores condições que podem ajudar a formar melhores atletas e, sobretudo, melhores cidadãos”.

A assinatura do contrato de financiamento foi formalizada entre a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), representada pelo diretor Andra Nikolic, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), representada pelo chefe da Divisão de Cooperação Técnica e Financeira com a Administração Local, Eugénio Santiago, e o ACM, representado pelo presidente da direção, Filipe Carraco dos Reis, seguindo-se a sua homologação pelo Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

A obra a desenvolver pelo ACM, com o orçamento previsto de 100 mil euros, prevê a construção da bancada coberta e edifício multiusos do Complexo Desportivo das Lages, a casa do ACM, tendo uma comparticipação de 50 mil euros, ao abrigo do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva – Subprograma 2.