O programa Eco-Escolas está de volta à Escola Sede de Pampilhosa da Serra para uma nova jornada de entusiasmantes atividades de educação ambiental! Foi neste contexto que, na passada quinta-feira, o extenso canteiro dedicado ao “Restaurante para Polinizadores”, voltou a receber a visita dos guardiões da natureza.
O regresso das atividades de valorização e promoção da biodiversidade, no interior do recinto escolar, ficou a cargo dos alunos do 1.º ciclo, que colocaram a “mão na massa”, criando e arremessando “bombas de sementes”, que vão permitir a germinação de dezenas de espécies de gramíneas e flores silvestres nativas de Portugal (funcho, macela, camomila, tomilho, chicória, malmequer, papoila, borragem, entre outras).
Esta ação vai permitir reunir condições para atrair e alimentar diversos polinizadores no seu “restaurante” preferido, e assim contribuir para mitigar a necessidade urgente de aumentar o número de espécies nativas no território, de forma pouco dispendiosa e com baixa necessidade de manutenção, mas com capacidade para gerar entusiasmo no envolvimento da comunidade escolar.
No início da primavera, será possível observar, identificar e catalogar as espécies que venham a polinizar as plantas integradas no “Restaurante para Polinizadores”.
Esta foi a primeira de uma sequência de seis ações de educação ambiental, organizadas em parceira entre o Clube Eco-Escolas, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra.
As iniciativas estão inseridas no âmbito do Eco Escolas 2024/2025, um programa internacional desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.