A ministra da Saúde fez, ontem, um balanço positivo do arranque da vacinação. Em conferência de imprensa, Marta Temido adiantou que, até às 18 horas de ontem, já tinham sido vacinados mais de 16.700 profissionais de saúde:

A governante revelou, também, que 150 lares, em 25 concelhos, começam a vacinação já na próxima semana:

Destes 25 concelhos, 11 situam-se na região Norte, cinco no Centro, um em Lisboa e Vale do Tejo e oito no Alentejo. A vacinação deve começar segunda-feira.

Também ontem, na conferência de imprensa da DGS, a Diretora-Geral  referiu os principais objetivos da vacinação contra a covid-19:

No entanto, Graça Freitas acrescentou que a vacinação não dispensa os cuidados a ter, relativamente às medidas de proteção:

João Paulo Gomes, investigador do Instituto Ricardo Jorge, adiantou que ainda não foi detetado no continente, qualquer caso da nova estirpe do vírus, ao contrário do que já aconteceu na Madeira:

O essencial da conferência de imprensa da DGS, realizada esta terça-feira. Por sua vez, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que andou pelo Alentejo e Algarve, acompanhando o processo de vacinação anti-covid nos hospitais destas regiões, garantiu que a vacina é eficaz contra a nova estirpe do novo coronavírus:

Em relação à prioridade dada aos profissionais de saúde, António Lacerda Sales respondeu assim:

Entretanto, Portugal vai receber mais cerca de dois milhões de doses da vacina da Pfizer, além do que estava previsto, apurou a Antena 1 junto do Ministério da Saúde.

Segundo a rádio pública, esta é a parte que cabe ao nosso país, na nova encomenda de 100 milhões de doses feita pela União Europeia. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia na conta oficial na rede social Twitter. No total, os 27 Estados-membros vão receber 300 milhões de doses.