Este sábado, dia 9 de novembro, cerca de 200 participantes responderam à chamada do grupo Amicos Silvestris e juntaram-se na aldeia das Meãs, em Pampilhosa da Serra, para celebrar e
valorizar a micologia na XII Reunião de Outono.
“Mais do que um convívio”, explicou o vereador da Câmara Municipal, Rui Simão, “tratou-se de
semear e trazer conhecimento para casa das pessoas, mostrando-lhes que há cogumelos que têm um valor gastronómico, comercial e cultural forte”, e que a descoberta do mundo micológico “pode ser a chave para estimular o contacto íntimo com a natureza”.
O vereador, que presidiu à Comissão Organizadora deste encontro, protagonizou um dos momentos de comunicação da iniciativa e referiu ainda que “estes encontros são fundamentais para dar confiança às populações e veicular boas práticas na identificação, recolha, manuseio e aplicação gastronómica dos cogumelos”.
Uma caminhada micológica pelas encostas do Rio Unhais, confeção e degustação de cogumelos e produtos endógenos, ações de sensibilização para a importância da micologia, animação musical e até um magusto, foram alguns dos deliciosos ingredientes do programa que se estendeu ao longo do dia.
Para José Henriques, fundador do Amicos Silvestris e referência na área da micologia em Portugal, “o concelho de Pampilhosa da Serra, pelas suas características em termos de área florestal tem todo um potencial de espécies de cogumelos silvestres que interessa conhecer e dinamizar”.
O Engenheiro Agrónomo notou ainda que “sem consumo não há valorização do produto” e, nesse sentido, “os passeios micológicos e as palestras que fazem parte destas jornadas têm todo o interesse para as pessoas conhecerem o potencial que há”.
No entender de Rui Simão, “tal como não olhamos para o céu e desconsideramos as estrelas,
muitas vezes também não olhamos para o que está no chão e debaixo da caruma”.
Para inverter esta tendência, também a micologia tem sido trabalhada como “um vetor de afirmação do concelho”, indicou.
Esta iniciativa foi dinamizada pelo Centro de Ciência Viva da Floresta, pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e pelos Amicos Silvestris.