O projeto de criação do Bairro Comercial Digital “Compr@Condeixa” foi apresentado publicamente numa sessão realizada no passado dia 22 de outubro no salão nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, estimando-se que esteja operacional a partir de 30 de setembro de 2025.


O investimento, no valor de mais de 1 milhão de euros, é cofinanciado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em cerca de 778.500 euros, e pretende promover a transição dos operadores económicos para modelos de negócio digitais.


“Para revitalizar o comércio local, é fundamental que os comerciantes adiram ao projeto. Este investimento público visa não apenas modernizar os negócios individuais, mas também criar uma rede de valor partilhado que aumente a visibilidade, a competitividade e a atratividade do comércio local de Condeixa”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.


Potenciar o crescimento económico, aproximar os cidadãos do comércio local, unir os negócios físicos com o online e requalificar os espaços, sob uma marca única identitária do comércio local de Condeixa são os grandes objetivos.


Na sessão foram apresentados alguns indicadores relativos aos operadores económicos de Condeixa que retratam um tecido económico com recursos humanos envelhecidos (70% tem mais de 50 anos) e com baixa qualificação (apenas 16% com ensino superior). Além disso, a maioria dos estabelecimentos (64%) tem apenas um colaborador e em 77% dos casos não possui vendas online.


A estratégia de investimento para a implementação do Bairro Comercial Digital de Condeixa está dividida em três etapas. A primeira prevê a criação de infraestruturas (WiFi, painéis digitais e mupis, plataformas para venda online, etc.) que promovam a digitalização do comércio e transformem a experiência de consumo (cacifos digitais e refrigerados em espaço público), além de ações de capacitação e de intervenção urbana. Numa segunda etapa serão promovidas atividades de monitorização da atividade económica, social e ambiental do bairro.


A terceira etapa diz respeito à promoção e divulgação do Bairro Comercial Digital.


O projeto encontra-se a ser implementado através da articulação entre a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa (ADEC), Terras de Sicó e os comerciantes locais.