Portugal anunciou, na manhã desta quarta-feira, em comunicado, estar disponível para enviar ajuda à Croácia, após o sismo de magnitude 6.4 na Escala de Richter registado esta terça-feira no país e as réplicas que têm ocorrido desde então.
Num comunicado divulgado pelo Ministério da Administração Interna, a tutela refere que “as autoridades croatas ativaram o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e apresentaram um pedido de assistência internacional”, requerendo material como “camas de campanha, geradores, tendas, sacos-cama, iluminação de emergência e aquecedores”.
O ministério informa que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil já respondeu ao apelo da Croácia, manifestando a intenção de disponibilizar 500 camas de campanha e meios humanos para ajudar nas operações no terreno.
O centro da Croácia foi, esta quarta-feira, atingido por novos terramotos, um dia depois de registar um violento sismo que provocou pelo menos sete mortos, cerca de 20 feridos, danificou centenas de casas e privou bairros inteiros de eletricidade.