Entrega da Bandeira Verde distingue políticas e boas práticas da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares foi distinguida pelo sexto ano consecutivo com a ‘Bandeira Verde’ representativa de uma ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’, que distingue o trabalho que o Município desenvolve ao longo do ano, no que concerne às políticas integradas de apoio à família.

É a renovação do reconhecimento da Câmara Municipal por parte do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), entidades independentes, que atestam o investimento que tem sido realizado pela Autarquia nestas matérias.

A Bandeira Verde foi entregue à Chefe da Divisão Municipal de Funções Sociais, Sónia Costa, pelo Vice-Presidente da APFN, Rafael Lucas Pires, e pela Representante do OAFR, Maria do Rosário Carneiro, numa cerimónia que que decorreu no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), e que contou também com a presença de Fernando Quiroga, representante da ANMP, Fernando Santos, representante da Fundação Millennium BCP, e João Calvão da Silva, Vice-Reitor da UC.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «é com grande satisfação que recebemos esta distinção, pelo sexto ano consecutivo, representando o reconhecimento da estratégia transversal, integrada e integradora de apoio e valorização da Família, dotando o Concelho de respostas e programas da maior relevância nesta área, que temos vindo a aplicar».

«A família tem um papel insubstituível na construção de uma comunidade próspera e coesa. São os pilares essenciais na promoção de uma comunidade harmoniosa, desenvolvida e em paz social, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada», referiu João Miguel Henriques.

O mesmo responsável, reiterou ainda «o compromisso desde Executivo em continuar a desenvolver projetos que apoiem a família, garantindo que as gerações futuras possam crescer num ambiente que privilegie a paz social e o seu desenvolvimento sustentável», concluiu.

Recorde-se que os fatores tidos em consideração para a atribuição da ‘Bandeira Verde’ têm em causa o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre, e participação social.

Em Vila Nova de Poiares encontramos exemplos em projetos e medidas tão distintas como o Programa Nascer+, Projeto Estímulus, Programa Abem, Fit Sénior, Projeto Sab+, Colónia de Férias de Quiaios, Programa Jovens Autarcas, Tarifa Social de Fornecimento de Água, entre tantos outas que todos os dias dão uma resposta fundamental para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Por fim, refira-se ainda que, desde 2022, o Concelho é também membro da Rede Europeia de Autarquias Amigas das Famílias’ (The European Family Network Municipalities), movimento a favor de uma Europa mais amiga da família, partilhando das melhores práticas a nível comunitário no âmbito desta temática.