Município continua a ser reconhecido e premiado a nível nacional pelo programa Eira da
Brincadeira.


Na passada quarta-feira, dia 25 de setembro, com o novo modelo local das Atividades de
Enriquecimento Curricular (AEC) – Eira da Brincadeira, Pampilhosa da Serra conquistou o prémio“Excelência Autárquica” na categoria Educação, durante o II Congresso da Cidade Social realizado em Santa Maria da Feira.


A distinção visa reconhecer e incentivar as boas práticas no âmbito das atividades e programas desenvolvidos pelas autarquias portuguesas, que se destacam pelo impacto positivo na comunidade e criam uma “dinâmica de excelência” no território.


A Eira da Brincadeira tem vido a despertar o interesse e a curiosidade dos diversos agentes
educativos e, desde que a metodologia foi implementada, corria o ano 2022, conquistou várias
distinções e foi apresentada em diversos fóruns, congressos, reuniões de trabalho, entre outros. O prémio “Autarquia do Ano” na categoria “Democracia, Igualdade e Participação Cívica” e subcategoria “Direitos das Crianças”, em maio de 2023, ou o “Prémio Quem Brinca é Quem É”, promovido pela Fundação Santander Portugal, em junho deste ano, são apenas alguns exemplos.


Recorde-se que a Eira da Brincadeira é um pequeno mundo de brincadeira livre, respeito e alegria, que escuta o superior interesse das crianças e dá significado às suas vivências. O brincar é valorizado enquanto fator determinante para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional.


Cada semana inicia com a Assembleia de Planeamento e termina com a Assembleia de Reflexão.


Na primeira, as crianças apresentam as propostas e votam as atividades que querem realizar ao longo da semana, sendo que na segunda é feito o balanço da semana e debatem-se os aspetos positivos e os aspetos negativos a melhorar. Todas as assembleias são registadas num livro de atas para efetivar as vontades e as consequências das decisões coletivas tomadas pelas crianças e jovens.


Acampamentos com multiatividades, cozinhar, trepar às árvores, cuidar da horta ou fazer abrigos, são uma ínfima parte das atividades já realizadas pelas crianças que, em Pampilhosa da Serra e Dornelas do Zêzere, integram ou já integraram a metodologia também seguida nos programas de férias dinamizados pela Autarquia.


De acordo com a organização, o prémio “Excelência Autárquica” é uma forma de destacar
atividades, iniciativas e programas que, através de uma gestão eficiente e inovadora, promovem o bem-estar das comunidades, a melhoria da qualidade de vida e a valorização dos recursos locais.