A Banda Academia de Santa Cecília, sediada em São Romão, sobe ao palco do Cineteatro da Casa Municipal da Cultura, no próximo dia 15 de setembro, às 15h. Este evento faz parte da terceira edição do projeto municipal FILARMONIAS, uma iniciativa do Município de Seia que visa promover e valorizar as bandas filarmónicas do concelho.
Neste concerto, a Banda Academia de Santa Cecília contará com a participação das alunas de canto da ACR Music & Voices, de Célia Oliveira e de Daniel Tadeu. O tema do espetáculo será “60 anos do Festival da Canção”, com um reportório que abrange músicas icónicas que marcaram a história do festival, desde as suas origens até aos dias de hoje.
Com um historial rico que remonta a 1860, quando existia a União Filarmónica de São Romão, a Banda Academia Santa Cecília foi oficialmente fundada a 16 de outubro de 1951, graças à iniciativa do comendador Evaristo Martins Nogueira, do padre José Moreira Martinho e dos senhores Alberto Oliveira e António Maximiano Guimarães.
Atualmente, a Banda Academia de Santa Cecília de São Romão é composta por cerca de 40 elementos, com idades entre os 10 e os 77 anos, sendo que mais de dois terços dos músicos são jovens.
Sob a regência do Maestro João Carlos Martins Da Cruz, licenciado em Professores de Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Coimbra, a banda encontra-se num processo contínuo de modernização e atualização.
O projeto “Filarmonias”, lançado pelo Município em 2022, tem como objetivo divulgar e valorizar as cinco bandas filarmónicas do concelho, muitas delas com um legado centenário. Estas bandas desempenham um papel crucial na formação musical e na vida cultural das comunidades locais.
A edição de 2024 do projeto começou a 24 de abril com a atuação da Banda Torroselense Estrela D’Alva, seguida do concerto da Sociedade Musical Estrela da Beira a 20 de julho. Após a atuação da Banda de Santa Cecília de São Romão, a 15 de setembro, o ciclo continua com a Filarmónica 1.º de Janeiro de Carragozela no dia 27 de outubro, a Banda Torroselense Estrela D’Alva a 17 de novembro, e encerra com a Sociedade Recreativa Musical Loriguense a 8 de dezembro.