A Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares, Coimbra, aprovou, por maioria, com os votos favoráveis do PS e a abstenção das bancadas do PSD e CDS, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2021, no valor de cerca de 11,6 milhões de euros.

Na apresentação dos documentos, o presidente da Câmara, João Miguel Henriques, destacou a nova rubrica no Orçamento, designada COVID-19, que prevê uma dotação de 340 mil euros, para apoio às famílias, empresas e associações, na mitigação dos efeitos diretos da pandemia.

No entanto, o maior destaque vai para o Ordenamento do Território, com investimentos de quase 2 milhões de euros, sendo a maior ‘fatia’ para o investimento na infraestruturação do Polo II da Zona Industrial, a que se juntam a reabilitação do centro histórico da Vila; a criação de ciclovias e percursos pedonais entre a Avenida Manuel Carvalho Coelho, o Parque Verde e a Zona Industrial e, ainda, o projeto de reabilitação do Lavadouro da Venda Nova, na Freguesia de São Miguel.

De salientar ainda a dotação de 650 mil euros para o ensino não-superior, cuja principal fatia, cerca de 250 mil euros, vai para a substituição da cobertura em fibrocimento da Escola Dr. Daniel de Matos.

A restante verba divide-se pela aquisição de equipamento informático para os centros escolares, cantinas e transportes escolares, Atividades de Enriquecimento Curricular e projeto de combate ao insucesso e abandono escolar.