O museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova assinalou no passado dia 6 de maio o seu 7º aniversário, tendo já ultrapassado os 90.500 visitantes, apesar dos dois anos de pandemia que condicionaram fortemente o setor da Cultura.
Ao longo dos últimos anos, o Museu PO.RO.S tem conseguido destacar-se no panorama museológico e cultural nacional, afirmando-se, de modo incontornável, como um museu de visita obrigatória quando se trata da temática da romanização.
Desde a abertura, em 2017, o Museu PO.RO.S já recebeu vários prémios e distinções internacionais, destacando-se o prémio “Heritage in Motion” atribuído em 2018 pela Academia Europeia de Museus, enquanto melhor projeto interativo da Europa, e, já em 2023, o prémio de Melhor Projeto de Tecnologia Aplicada ao Património recebido na Bienal Ibérica de Arte e Património.
“São sete anos de inegável sucesso, conscientes que o elevado patamar alcançado no panorama cultural implica uma enorme responsabilidade e exigência para continuar a oferecer aos visitantes do PO.RO.S os níveis de modernidade, inovação e rigor que fazem parte do mapa genético deste museu”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.
Mais do que um espaço museológico, o PO.RO.S é, por excelência, um espaço cultural de referência na região, com uma agenda rica e regular de eventos culturais. Nestes sete anos de atividade conta já com largas dezenas de exposições temporárias, das artes plásticas à arqueologia, exposições coletivas, itinerantes e também exposições inéditas como é o caso da exposição “Paredes de Abril: À Procura da Manhã Clara”, patente até 5 de janeiro de 2025, numa organização conjunta com o Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra.
“Os desafios têm sido muitos, mas procuramos sempre manter um pensamento inovador na condução do Museu, em linha com a identidade do PO.RO.S, com eventos invulgarmente associados a espaços como este, como por exemplo a organização do Sunset RFM em 2018 ou, mais recentemente, o espetáculo “Luzes da Liberdade”, que contou com a presença de 1200 espetadores”, realçou Ana Valadas, coordenadora da Unidade de Gestão de Equipamentos Museológicos.