A PSP de Coimbra deteve, durante o fim de semana, 16 pessoas, por tráfico de droga, violência doméstica e resistência e coação (agressão a polícia), posse de arma proibida e infrações rodoviárias. 12 das detenções foram realizadas na Figueira da Foz.

No decorrer das diligências policiais, foram realizadas várias apreensões, com destaque para a apreensão de 1463 doses de estupefacientes e dinheiro falso.

Na manhã de ontem, 12 de maio, no âmbito de um processo de investigação de tráfico de estupefacientes, conduzido pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial da Figueira da Foz, do Comando Distrital da PSP de Coimbra, foi levada a cabo uma operação policial, que incluiu buscas domiciliárias e não domiciliárias (mais de uma dezena de mandados de busca e apreensão) em diversas residências dos concelhos da Figueira da Foz e de Coimbra.

Esta operação policial integrou várias valências do Comando Distrital da PSP de Coimbra, bem como do Comando de Polícia limítrofe de Aveiro, e teve ainda a participação de várias valências e meios da GNR.

Em resultado da operação, que decorreu sem incidentes de ordem pública, foram detidos sete homens, com idades entre os 19 e os 41 anos.

Foram também realizadas várias apreensões, designadamente 1084 doses de haxixe, 366 doses de canábis em folha, 13 doses de ecstasy e ainda duas plantas de canábis em diversas fases de maturação.

Foi igualmente apreendida a quantia de 9.717,20 euros. Além disso, foram apreendidos 1.160 euros em notas falsas.

No decorrer da operação, foram também apreendidas várias armas: uma espingarda (caçadeira de canos laterais) de calibre 12, recuperada no âmbito de processo furto, uma pistola de 6,35 milímetros com cinco munições do mesmo calibre, uma reprodução de arma de fogo, reprodução de arma de fogo para práticas recreativas (airsoft), uma arma branca (faca de abertura automática) e várias munições de diferentes calibres.

15 telemóveis e diferentes utensílios associados ao tráfico, entre os quais quatro balanças de precisão e duas digitais e cinco moinhos de triturar canábis, foram também apreendidos.

Com a detenção dos sete indivíduos, que, na prática do crime de tráfico, tinham como público-alvo a população jovem estudantil, a PSP pretende transmitir um maior sentimento de segurança junto da comunidade escolar e locais de diversão noturna.

Seis detidos vão ser presentes, amanhã, 14 de maio, junto do Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, para aplicação de medidas de coação.

Também ontem, mas em Coimbra, indiciado por exercer violência doméstica contra a mulher, com 69 anos, e dois filhos adultos (uma mulher de 45 anos e um homem de 51), e também por resistência e coação a agente da autoridade, foi detido, na sua residência, na zona de Fala, um homem de 71 anos de idade.

A PSP deslocou-se à residência do suspeito, na sequência de uma denúncia de uma desavença familiar, com uma possível agressão por arma branca.

Quando a equipa policial chegou, verificou fortes indícios de se tratar de um crime de violência doméstica, estando uma pessoa ferida. O suspeito agressor, que se encontrava barricado num anexo da residência, foi imobilizado, algemado e detido, apesar da sua forte resistência e comportamento bastante hostil, nomeadamente, através do arremesso de diversos objetos, entre os quais uma garrafa de vidro que atingiu um polícia, provocando-lhe ferimentos, sendo que teve necessidade de receber tratamento hospitalar.

Uma das vítimas e o suspeito agressor foram também transportados ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), tendo o suspeito ficado internado sob vigilância policial.

No decorrer da operação, a polícia apreendeu uma faca de cozinha com cabo de madeira, alegadamente usada pelo suspeito na agressão, assim como uma machada e outras duas facas de cozinha.

No sábado, 11 de maio, a PSP procedeu à detenção de um homem e de uma mulher, com 49 e 48 anos de idade, respetivamente, dando cumprimento a mandados de detenção, para serem presentes junto de autoridade judicial competente.

No momento da detenção, que teve lugar, pelas 21h45, na Travessa dos Martas, em Coimbra, a polícia apreendeu diversos artigos, avaliados em três mil euros, que os suspeitos tinham na sua posse, apurando-se que tinham sido furtados no interior de uma garagem.

Também no sábado, de madrugada (03h50), na Figueira da Foz, foi detido um homem, de 30 anos, por posse de arma proibida. Alertada para a presença de um cidadão, na via pública, na rua Doutor Francisco António Diniz, que exibia uma arma branca a um casal que ali se encontrava, a polícia dirigiu-se de imediato ao local, intercetando o suspeito, num cruzamento próximo.

Sujeito a revista sumária, tinha na sua posse uma soqueira em metal, com uma faca de abertura automática incorporada.