Na semana de 8 a 15 de maio, o Município de Montemor-o-Velho está a desenvolver esforços na remoção manual de Ludwigia peploides, em Lavariz, na freguesia da Carapinheira. A medida está a ser realizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e é desenvolvida no âmbito do projeto ” Erradicação e controlo de Ludwigia peploides em Montemor-o-Velho”, financiado pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática e Fundo Ambiental.
Assim e tendo em consideração que a maior concentração desta espécie invasora está localizada atualmente em Lavariz, sendo esta também uma área de grande importância para a conservação de espécies vegetais ameaçadas, foi proposto pelos investigadores da ESAC/IPC – Centro de Ecologia Funcional, autores do Plano de Ação Local para a Prevenção, Deteção Precoce e Controlo de Ludevígias no Território da CIM Região de Coimbra, que fosse esta área intervencionada durante o mês de maio.
A iniciativa está integrada também na “Semana sobre Espécies Invasoras 2024: Portugal & España (#SEI2024)”, que decorre entre 4 e 12 de maio, sendo dinamizada pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras, plataforma INVASORAS.PT, os projetos LIFE COOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e o Grupo Especialista em Invasiones Biológica.
Recorda-se que o combate às plantas invasoras está a ser feito de forma reiterada e contínua pelo Município e visa dar continuidade ao projeto “Erradicação e controlo Ludwigia peploides e Ludwigia grandiflora em Montemor-o-Velho”, iniciado em 2022.