O Município de Góis partilha o projeto “DROP – Doing Research for Our Project”, desenvolvido pelos “Os Clubes Ciência Viva na Escola” (CCVnE), do Agrupamento de Escolas de Góis, com a participação dos alunos da turma do 3ºano da EB de Góis, do professor Bruno Miranda e dos alunos Diogo Fernandes e Bárbara Martins do 9ºA. Este projeto surgiu como complemento ao Projeto SEEDS – Sementes Empreendedoras para o Desenvolvimento Sustentável, cofinanciado pelo programa Erasmus+, que terminará no final do mês de abril de 2024.
Através de um sistema de rega gota a gota (“drop”, em inglês), da reutilização de resíduos eletrónicos, da programação com Arduíno e com autonomia energética, garantida por um painel fotovoltaico, os alunos vão experimentar semear alguns legumes e frutos, tais como abóboras, cebolas e tomate, controlando, assim, a quantidade de água, a humidade e a temperatura no interior da mini-estufa.
Caso os resultados sejam promissores, o objetivo é, posteriormente, replicar o projeto em habitações domésticas. Dispondo de apenas uma varanda, poderão cultivar-se alguns legumes e frutas para consumo próprio, contribuindo para uma alimentação saudável, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa, evitando a utilização de petróleo do transporte rodoviário, e utilizando a energia do sol, como fonte energética alternativa.
Este projeto conta com o apoio da Eng.ª Joana Maciel, da SEEDS-Educação Ambiental, cuja experiência e conhecimentos nesta área são reconhecidos a nível nacional e internacional.