O Município de Vila Nova de Poiares entregou hoje mais cerca de 150 pinheiros mansos, no âmbito do programa A Nossa Floresta, promovido pela Câmara Municipal, e que visa a preservação e revitalização do patrimônio florestal do Concelho.
Recorde-se que este programa «tem por objetivo principal fomentar uma gestão sustentável da floresta no território, o incentivo à reflorestação com espécies autóctones, visando a criação de uma mancha florestal resiliente, diversificada e nativa», como refere o Presidente da Câmara Municipal João Miguel Henriques.
Para o mesmo responsável, «a monocultura é uma das principais preocupações que enfrentamos atualmente. É urgente transformar o panorama predominante de espécies exóticas de rápido crescimento, como o eucalipto ou a acácia, em favor das árvores endógenas, mais adaptadas e resistentes a pragas, doenças e incêndios”, afirmou.
O programa A Nossa Floresta «enfatiza a importância da diversificação das espécies de forma equilibrada, visando criar maior biodiversidade e, por conseguinte, maior sustentabilidade ambiental e económica», destacou João Miguel Henriques, recordando que «desde o seu lançamento, o programa já possibilitou a plantação de perto um milhar de árvores, incluindo carvalhos, sobreiros, castanheiros, nogueiras, pinheiros bravos e mansos, na floresta de Vila Nova de Poiares».
“Estamos empenhados em recuperar a riqueza autóctone de Vila Nova de Poiares, restaurando ecossistemas e promovendo uma relação mais harmoniosa entre o homem e a natureza”, concluiu o Presidente da Câmara.
Refira-se que o programa A Nossa Floresta representa um firme compromisso da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares com a preservação do património natural e a promoção do desenvolvimento sustentável, ao convidar a comunidade, em particular os proprietários florestais, a participar ativamente neste esforço coletivo para garantir um futuro mais verde e próspero para as gerações vindouras.