É esperada “uma massa de ar frio” a partir de segunda-feira, o que significa “uma descida significativa da temperatura do ar”.
A primavera chegou e trouxe calor e temperaturas de verão. Foi sol de pouca dura. A chuva está de regresso já na próxima segunda-feira, dia 25 de março, e parece que veio para ficar até ao fim da semana.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para a última semana de março “a aproximação ou passagem de perturbações frontais ou regiões depressionárias pelo território continental”.
Quer isto dizer que é esperada “a ocorrência de precipitação um pouco por todo o território” já a partir de segunda-feira, “intensificação do vento e possibilidade de ocorrência de trovoada”.
A chuva deverá manter-se “ao longo da semana”, podendo ser mais “persistente a partir de quarta ou quinta-feira”.
As más notícias não ficam por aqui. O IPMA avança que é esperada “uma massa de ar frio” também a partir de segunda-feira, o que significa “uma descida significativa da temperatura do ar”, com “pequenas oscilações ao longo da semana”, mas ainda assim vai manter-se “abaixo do normal para a época do ano”.
Assim sendo, as temperaturas máximas vão variar aproximadamente “entre os 8 e os 21°C”, podendo ser mais baixa no início da semana em alguns locais do interior Norte e Centro.
Já as mínimas devem variar “entre 0 e 14°C”, podendo chegar aos -2°C nas regiões do interior Norte e Centro, na segunda e terça-feira.