Cento e nove concelhos de Portugal continental continuam nas listas de municípios de risco extremo ou muito elevado de contágio pelo novo coronavírus, menos seis do que no início do mês.
Segundo a lista de níveis de risco divulgada ontem pelo Governo, depois do Conselho de Ministros, em que foram avaliadas e ajustadas as medidas de contenção da pandemia de Covid-19 para o Natal e Ano Novo, existem agora 30 concelhos em risco extremo e 79 em risco muito elevado de contágio.
O número de concelhos considerados de risco elevado permanece inalterado, 92, enquanto os municípios de risco moderado são agora 77, mais quatro do que no princípio do mês.
No que respeita à CIM-Região de de Coimbra, apenas Mortágua apresenta risco extremo. Em risco muito elevado estão os concelhos de Mealhada, Penacova, Miranda do Corvo e Oliveira do Hospital. Mira, Cantanhede, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Soure, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Penela e Lousã apresentam risco elevado e VN Poiares, Tábua, Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra estão na lista de municípios em risco moderado.
Apesar da atualização das listas, as restrições aplicadas em cada um dos concelhos, mesmo que tenham subido ou descido de nível, permanecem sem alteração até à entrada em vigor do novo estado de emergência, ou seja, dia 24 de dezembro.