O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999. Desde então, tem-se celebrado todos os anos, a nível mundial, consciencializando para diversas temáticas atuais e o papel que os jovens podem ter na sociedade.
Em 2023, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o tema ligado à sustentabilidade, alertando assim para a importância da mudança para um planeta sustentável como resposta à crise climática global.
Segundo a ONU, o mundo tem 1,2 bilhões de pessoas com idades entre os 15 e os 24 anos, ou seja 15% da população global. “É nos jovens que está o futuro, mas mais importante ainda, é neles que está o presente, e é neles que devemos apostar para a mudança que almejamos para o mundo e, consequentemente, para as nossas vidas” afirma o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas.
Este ano, o Município de Viseu preparou um conjunto de atividades para o dia, como Plogging e 100 Beatas pelas ruas da cidade, seguindo-se um Debate subordinado ao tema: “Sustentabilidade em Viseu: estratégias, desafios e visão para o nosso concelho”.
O dia termina com um Eco-Picnic e as atuações de Luís Sidónio, concorrente da edição deste ano do Concurso de Talentos “Sons à Solta”, e do DJ Victor Pirez.
As inscrições são gratuitas através do formulário disponível no site do Município: https://www.cm-viseu.pt/pt/areas-servicos/juventude/dia-internacional-da-juventude/.
Programa disponível em https://www.cm-viseu.pt/fotos/editor2/juventude/cartaz_a3_dia_internacional_juventude_2023.pdf.