O Centro de Reforço Solidário de Coimbra (CRESC), coordenado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, vai passar a funcionar em novas instalações, situadas na Avenida Fernão de Magalhães, no quiosque D, junto à Casa do Sal, a partir de amanhã, dia 4 de agosto. O CRESC é uma estrutura de apoio social que tem como função, complementar o trabalho das equipas de rua no apoio à população em situação de sem-abrigo, especialmente no âmbito alimentar.

Até à presente data, o CRESC funcionou na rua Figueira de Foz. No entanto, todos os parceiros do CRESC foram unânimes na necessidade de melhorar os serviços prestados naquela localização. Assim, o CRESC vai abrir as portas, a partir de amanhã, dia 4 de agosto, na Avenida Fernão de Magalhães, no quiosque D, junto à Casa do Sal, de segunda a sexta-feira, entre as 21h30 e as 22h30 e, ao fim de semana e aos feriados, entre as 19h00 e as 20h30.

O novo espaço vai permitir melhorar, de forma significativa, os serviços e o apoio a prestar à população em situação de sem-abrigo, uma vez que vai disponibilizar uma sala que permite que as pessoas possam tomar refeições sentadas, um gabinete para realização de atendimento social, bem como instalações sanitárias devidamente equipadas. Deste modo, este novo espaço, vai permitir melhorar o apoio efetuado por esta estrutura, de forma digna e com maior privacidade. 

O CRESC é uma estrutura de apoio social que tem como função, complementar o trabalho das equipas de rua no apoio à população em situação de sem-abrigo, sobretudo no âmbito alimentar. Este apoio consiste na distribuição de um reforço alimentar de segunda a sexta-feira, sendo que aos sábados, domingos e feriados são distribuídas refeições quentes.

Coordenado pela CM de Coimbra, o CRESC conta com a estreita colaboração de diversas instituições que integram o Núcleo de Planeamento Sem-Abrigo de Coimbra, designadamente a Associação Nacional de Apoio a Jovens, a Associação Todos Pelos Outros, o Centro de Apoio ao Sem Abrigo – Delegação de Coimbra, a Associação Integrar, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra e a Associação “O Ninho da Mariazinha”, e com os voluntários destas Instituições.