A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro foi a água balnear de interior escolhida, a nível nacional, para receber a visita técnica da Coordenação Internacional do Programa Bandeira Azul. A praia foi visitada ontem, dia 23 de julho, pela delegação internacional liderada pelo grego Evangelus Roussos, e pela equipa da Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, dirigida por Catarina Gonçalves. Recorde-se que o Município de Coimbra viu reconhecida, mais um ano, a excelência da qualidade das suas praias fluviais, do Rebolim e de Palheiros e Zorro, com os galardões de Bandeira Azul e “Praia Acessível – Praia para Todos”.
Este ano, Portugal foi o país escolhido pela Coordenação Internacional do Programa Bandeira Azul para realização de Visitas de Controlo Internacionais. No âmbito desta visita técnica, a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro foi água balnear de interior escolhida a nível nacional e foi ontem visitada pela delegação internacional liderada pelo Evangelus Roussos e pela Coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, dirigida por Catarina Gonçalves. A acompanhar a visita esteve o diretor do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Coimbra, António Martins, o chefe da Divisão de Economia Circular, Proteção Ambiental e Florestas, João Pardal, e o presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, Paulo Cardoso.
Importa lembrar que o Município de Coimbra viu reconhecida, mais um ano, a excelência da qualidade das suas praias fluviais, do Rebolim e de Palheiros e Zorro, com os galardões de Bandeira Azul, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), e “Praia Acessível – Praia para Todos”, atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR). Duas distinções que atestam as condições de excelência e de qualidade destas praias fluviais, pelo cumprimento de critérios de gestão e educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes, e também dos requisitos legais relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.
A qualidade ambiental e paisagística de ambas as praias, associado ao número crescente de visitantes e utilizadores justificou o reconhecimento destes espaços como “objetivo estratégico”, facto que tem correspondido a um esforço do Município de Coimbra, em intervenções de beneficiação e valorização.
É a terceira vez que a praia do Rebolim é distinguida com o galardão de Bandeira Azul e de praia acessível para todos, enquanto a praia de Palheiros e Zorro mantém as duas distinções, sendo que é detentora da Bandeira Azul já há 12 anos. Estas certificações atestam o cumprimento de um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, que vão desde a água balnear aos equipamentos, da segurança e serviços aos utentes ao cumprimento dos requisitos legais relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada.
As cerimónias do hastear da Bandeira Azul e da “Praia Acessível – Praia para Todos” decorreram, no passado dia 30 de junho, na Praia Fluvial do Rebolim e depois na de Palheiros e Zorro. De forma inédita foi também hasteada a bandeira com os símbolos ColorAdd, numa parceria da Águas do Centro Litoral com a ColorAdd, ONG, cuja missão incide no apoio e na inclusão de pessoas com daltonismo.
A distinção de Bandeira Azul é atribuída ABAE, que representa a Foundation for Environmental Education em Portugal, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e de outras entidades com responsabilidades na gestão das praias. O galardão pretende promover o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio, marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com informação e educação ambiental, qualidade da água balnear, gestão ambiental, segurança e serviços, responsabilidade social e envolvimento comunitário.
A Bandeira Azul é, pois, “um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre”, pode ler-se no website da ABAE. O programa Bandeira Azul da Europa é, pois, considerado e reconhecido como um eco-label para operadores turísticos, decisores e público em geral.
Já a classificação “Praia Acessível – Praia para Todos” é atribuída pelo INR, com colaboração da APA e Turismo de Portugal, I. P., e garante o cumprimento dos requisitos legais em vigor relativamente à acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Relembramos, ainda, que este ano a época balnear já começou, a 1 de maio, e decorre até 15 de setembro na praia fluvial de Palheiros e Zorro e até 30 de setembro na praia do Rebolim.