No âmbito da 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), o Município de Cantanhede viu ser-lhe atribuído o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais. Para esta distinção, referente ao biénio 2022/2023, contribuiu a adoção das melhores práticas e de medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

O Município de Cantanhede reconhece a importância de apoiar os cuidadores, pois desta forma estes também podem dar qualidade de vida às pessoas cuidadas”, entende a vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, Célia Simões, que destaca “o empenho e competência das equipas da autarquia e dos diversos parceiros”, que culminou com o reconhecimento das políticas municipais concretizadas neste domínio.

Recorde-se que Cantanhede tem no terreno desde julho de 2020, o projeto CuidIn, uma referência a nível nacional no âmbito dos cuidadores informais. Até ao momento, estão registados 727 cuidadores informais no concelho, cujos perfis foram identificados através dos dados recolhidos nas 453 entrevistas de diagnóstico aplicadas.

A partir do segundo semestre de 2022, o CuidIn desenvolveu ações de capacitação/formação gratuitas, dinamizadas por técnicos da Rede Local CuidIn, junto dos cuidadores informais distribuídos pelas 14 freguesias do concelho. 

As sessões foram dinamizadas por uma equipa multidisciplinar composta por 122 monitores (assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, gerontólogos, animadores socioculturais, entre outros) tendo por base um programa psicoeducativo. Destas ações resultaram 194 cuidadores informais capacitados, dos quais 169 já foram alvo de uma entrevista de avaliação de impacto após a capacitação.