Decorreu, ontem, o hastear simbólico das bandeiras azul, ouro e acessível. Na época balnear que começou no dia 1 de julho, as praias fluviais do concelho de Pampilhosa da Serra contam com as seguintes distinções:
– Bandeira “azul”: Pessegueiro, Pampilhosa da Serra e Santa Luzia.
– Bandeira “praia acessível”: Pessegueiro, Janeiro de Baixo e Pampilhosa da Serra.
– Bandeira “qualidade Ouro”: Santa Luzia.
Um pouco por todo o país, Pampilhosa da Serra é conhecida como “santuário das praias fluviais”, dada a qualidade da água balnear e das infraestruturas, segurança e conforto dos utilizadores, mas sobretudo pela riqueza ambiental e paisagística que envolve as quatro praias fluviais do território, mas não só.
O concelho orgulha-se de juntar às praias fluviais galardoadas, outros espaços balneares e zonas ribeirinhas distribuídas por todo o território, desde lugares mais acessíveis a sítios mais recônditos, selvagens e intimistas, guardados por um mar de montanhas e marcados pelo curso permanente das águas dos rios Unhais, Ceira e Zêzere.
A zona de pesca e lazer do Vilar, o Poço do Caldeirão, o parque de lazer da Malhada do Rei, a zona ribeirinha da Mata, ou os parques fluviais de Porto de Vacas, Ponte de Fajão e Dornelas do Zêzere, são apenas alguns exemplos de espaços que se afiguram como excelentes alternativas para dias de sol entre família e amigos.
Nos 397 km2 do território a água é bússola para os sentidos, numa viagem que se faz sem pressa e conduz a locais onde o corpo repousa e a alma regenera. Locais que convidam a “desacelerar”, a desfrutar da natureza em estado puro e de momentos genuínos.
A localização destes espaços e as respetivas caraterísticas pode ser conhecida através da app Pampilhosa da Serra, disponível para IOS e Android e que pode ser descarregada gratuitamente.