A “Orquestra do Mar”, projeto comunitário do Município de Ílhavo, vai ter o concerto de estreia amanhã, 7 de julho, às 22h30, no Largo do Farol, na Praia da Barra, no âmbito do Festival Mareato.
Neste primeiro concerto da “Orquestra do Mar”, o Município de Ílhavo desafiou os alunos das escolas de música do concelho a interpretar, juntamente com os Lavoisier, “Por este rio acima”, de Fausto, considerado um dos melhores álbuns de sempre da música portuguesa.
Desde o início de junho, oito alunos das escolas de música CODA, Serenata e Arte e Som têm estado em ensaios com Patrícia Relvas e Roberto Afonso (Lavoisier), numa descoberta de um álbum bastante complexo, com uma narrativa baseada na obra “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto. Esta é, também, uma oportunidade de dar a conhecer aos mais jovens um disco, que, apesar de ter sido editado em 1982, continua atual.
Em simultâneo, dez alunos da Academia de Belas Artes de Ílhavo têm estado a pintar, sob a orientação de André Capote, um cenário para o palco, inspirado na capa do álbum do “Por este rio acima”, com alusões aos ex-libris do Município – também um repto lançado pela Câmara Municipal de Ílhavo.
O concerto de estreia, esta sexta-feira, terá entrada livre. A “Orquestra do Mar” é mediada pelo 23 Milhas, projeto cultural da Câmara Municipal de Ílhavo, com o apoio da DGArtes.